Avatar do usuário logado
OLÁ,
Imagem Blog

Vida Boa

Por Bárbara Öberg Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A repórter Bárbara Öberg fala sobre bem estar, exercícios, saúde e novidades para melhorar a rotina.

Cinco chás, gelados ou quentes, que auxiliam na digestão

Você pode ser contra ou a favor. Ninguém aqui nesse espaço está disposto a falar de política. Mas, convenhamos, foi um dia difícil ontem – seja pelo despreparo do Parlamento, seja por esse mar de corrupção que castiga o Brasil. Então, me lembrei que, numa semana pra lá de indigesta, é interessante a gente saber […]

Por Carolina Giovanelli
Atualizado em 26 fev 2017, 12h21 - Publicado em 18 abr 2016, 13h56
 (/)
Continua após publicidade

ch%c3%a1

Você pode ser contra ou a favor. Ninguém aqui nesse espaço está disposto a falar de política. Mas, convenhamos, foi um dia difícil ontem – seja pelo despreparo do Parlamento, seja por esse mar de corrupção que castiga o Brasil. Então, me lembrei que, numa semana pra lá de indigesta, é interessante a gente saber quais chás auxiliam na digestão, dissolvem as gorduras e diminuem o desconforto abdominal. Confira:

Gengibre – com enorme poder anti-inflamatório, essa raiz estimula a produção das enzimas responsáveis por quebrar as proteínas. Além de dar um chega pra lá em gripes e resfriados, alivia a dor de garganta e ainda ajuda a emagrecer.

Como fazer: ferva uma xícara de chá de água com duas fatias de gengibre (com 3 centímetros de espessura) por cinco minutos em fogo baixo. Coe e tome quente ou gelado. Se você ingeriu carne, será perfeito.

 + Jovem perde 21 kg em quatro meses com dieta e chá de folha de amora

Hortelã – tem como princípio ativo o mentol e, graças a ele, a infusão acelera a digestão e age como analgésico em qualquer dor na barriga.

Continua após a publicidade

Como fazer: em uma xícara de chá, coloque  uma colher de sopa de folhas e flores picadas e adicione água fervente. Com um pires, abafe por dez minutos e coe. Se preferir, acrescente uma colherzinha de sobremesa de suco de limão. Ideal beber após as refeições.

ch%c3%a1-2

Camomila – para dias tensos… chá de camomila. Tem um belo efeito calmante, e por isso, diminui as dores da região do estômago, assim como as cólicas intestinais. Está em alta em Brasília (isso é piada, gente).

Continua após a publicidade

Como fazer: há diversas opções em saquinhos. O natural, mais difícil, é mais gostoso, claro. Ambos podem ser bebidos quentes ou frios.

Boldo – outro que deve estar em alta no Planalto (isso é piada, também) é o chá de boldo. Trata-se de uma das plantas mais reconhecidas na medicina caseira para curar (ou minimizar) eventuais problemas de digestão e fígado.

Como fazer: se você tem as flores in natura, basta fazer a infusão. Mas é bem comum a venda de sachês em supermercados.

Continua após a publicidade

+ O melhor chá detox para a segunda-feira

ch%c3%a1-3

Hibisco – é o queridinho de quem quer emagrecer. Mas ajuda também (e muito) na digestão. Rico em substâncias antioxidantes como flavonoides e ácidos orgânicos, o chá ganhou fama por ajudar a perder peso, já quem tem a ação diurética, o que impede a retenção de líquidos. E dizem até que a bebida evita o acúmulo de gorduras, principalmente na região da barriga e quadris.

Como fazer: as folhas secas são comumente encontradas em casas de produtos naturais. O ideal é fazer a infusão em água quente. Mas já existem no mercado versões em pó, facilmente diluídas em água quente ou gelada.

Continua após a publicidade

Espero que gostem das dicas. Se você quiser me mandar uma sugestão, escreva pra mim: chrismartinez@butiquedeletras.com.br

Para me seguir nas redes sociais @canseidesergorda_ ou no Facebook, Cansei de Ser Gorda.

Um beijo, até mais.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.