Cinco chás, gelados ou quentes, que auxiliam na digestão
Você pode ser contra ou a favor. Ninguém aqui nesse espaço está disposto a falar de política. Mas, convenhamos, foi um dia difícil ontem – seja pelo despreparo do Parlamento, seja por esse mar de corrupção que castiga o Brasil. Então, me lembrei que, numa semana pra lá de indigesta, é interessante a gente saber […]

Você pode ser contra ou a favor. Ninguém aqui nesse espaço está disposto a falar de política. Mas, convenhamos, foi um dia difícil ontem – seja pelo despreparo do Parlamento, seja por esse mar de corrupção que castiga o Brasil. Então, me lembrei que, numa semana pra lá de indigesta, é interessante a gente saber quais chás auxiliam na digestão, dissolvem as gorduras e diminuem o desconforto abdominal. Confira:
Gengibre – com enorme poder anti-inflamatório, essa raiz estimula a produção das enzimas responsáveis por quebrar as proteínas. Além de dar um chega pra lá em gripes e resfriados, alivia a dor de garganta e ainda ajuda a emagrecer.
Como fazer: ferva uma xícara de chá de água com duas fatias de gengibre (com 3 centímetros de espessura) por cinco minutos em fogo baixo. Coe e tome quente ou gelado. Se você ingeriu carne, será perfeito.
+ Jovem perde 21 kg em quatro meses com dieta e chá de folha de amora
Hortelã – tem como princípio ativo o mentol e, graças a ele, a infusão acelera a digestão e age como analgésico em qualquer dor na barriga.
Como fazer: em uma xícara de chá, coloque uma colher de sopa de folhas e flores picadas e adicione água fervente. Com um pires, abafe por dez minutos e coe. Se preferir, acrescente uma colherzinha de sobremesa de suco de limão. Ideal beber após as refeições.
Camomila – para dias tensos… chá de camomila. Tem um belo efeito calmante, e por isso, diminui as dores da região do estômago, assim como as cólicas intestinais. Está em alta em Brasília (isso é piada, gente).
Como fazer: há diversas opções em saquinhos. O natural, mais difícil, é mais gostoso, claro. Ambos podem ser bebidos quentes ou frios.
Boldo – outro que deve estar em alta no Planalto (isso é piada, também) é o chá de boldo. Trata-se de uma das plantas mais reconhecidas na medicina caseira para curar (ou minimizar) eventuais problemas de digestão e fígado.
Como fazer: se você tem as flores in natura, basta fazer a infusão. Mas é bem comum a venda de sachês em supermercados.
+ O melhor chá detox para a segunda-feira
Hibisco – é o queridinho de quem quer emagrecer. Mas ajuda também (e muito) na digestão. Rico em substâncias antioxidantes como flavonoides e ácidos orgânicos, o chá ganhou fama por ajudar a perder peso, já quem tem a ação diurética, o que impede a retenção de líquidos. E dizem até que a bebida evita o acúmulo de gorduras, principalmente na região da barriga e quadris.
Como fazer: as folhas secas são comumente encontradas em casas de produtos naturais. O ideal é fazer a infusão em água quente. Mas já existem no mercado versões em pó, facilmente diluídas em água quente ou gelada.
Espero que gostem das dicas. Se você quiser me mandar uma sugestão, escreva pra mim: chrismartinez@butiquedeletras.com.br
Para me seguir nas redes sociais @canseidesergorda_ ou no Facebook, Cansei de Ser Gorda.
Um beijo, até mais.