10 atores de cinema que tiveram que emagrecer (e como!) para entrar em cena
Há tempos venho aqui neste espaço contar a história de quem emagreceu pela pura, legítima e linda força de vontade. Mas, até hoje, jamais tinha falado sobre pessoas que emagrecem por dever do ofício. #Ui. E, por isso, vamos falar de cinema. Já repararam que tem um bocado de atores que perderam quilos e mais […]
Há tempos venho aqui neste espaço contar a história de quem emagreceu pela pura, legítima e linda força de vontade. Mas, até hoje, jamais tinha falado sobre pessoas que emagrecem por dever do ofício. #Ui. E, por isso, vamos falar de cinema. Já repararam que tem um bocado de atores que perderam quilos e mais quilos pra representar um papel?
Ahhhh, aí você vai me dizer que não assim não vale, porque eles estão ganhando milhões e milhões pra isso. Ok, concordo. Em partes. A sofrência de querer comer uma coxinha com Coca-Cola é pra todos, né não? Então, paraê de dor de cotovelo, porque decidimos fazer uma lista com os cases mais legais e, melhor, revelamos (maio ou menos) o que eles fizeram pra vencer a balança.
+ Você é um viciado em comida?
E quem me deu a honra de listar os atores foi o crítico de cinema da VEJA SÃO PAULO, Miguel Barbieri, que, de cabeça, disparou alguns nomes – uns que nem lembrava! A esses, somei outros. Só pra deixar claro, caro leitor, eu e o Miguel não estamos falando se o filme foi bom ou ruim. Isso é coisa que ele já faz, sistematicamente pra gente. Estamos apenas mostrando quem perdeu quilos aos lotes.
Confira, a seguir, no que deu nosso “Oscar Vida Boa/Miguel Barbieri”.
1. Christian Bale (O Operário – 28 quilos)
Dieta: maçã e café
Aquela lindeza (acho um gato!) é um dos que mais impressiona como o ator que jogou duro na perda de peso. Passou por uma transformação radical em O Operário (2004). No filme, ele é Trevor Reznik e sofre de uma insônia gravíssima – a última vez em que dormiu foi há um ano… O cansaço detonou sua saúde e, no meio do caminho, ele se tornou um baita paranoico. Pra fazer o personagem, ele perdeu 28 quilos. É simplesmente impressionante a transformação desse que já foi super herói em… em… digamos, um esqueleto. Parece que vai quebrar.
2. Michael Fassbender (Hunger – 15 quilos)
Dieta: um corte drástico de calorias
Em Hunger (2008), o galã alemão com 1,83m e lidos olhos claros também impressiona. Conhecido pela boa forma que mostrou em filmes como Shame e Até porque ele já foi o mutante Magneto no filme X-Men Primeira Classe. O ator perdeu 15 quilos para fazer o papel de Bobby Sands, um prisioneira da Irlanda que participou de uma greve de comida radical em 1981.
5. Tom Hanks (Náufrago – 20 quilos)
Dieta: água de coco
Tom Hanks já havia impressionado antes, em Filadélfia, papel que lhe rendeu o Oscar de Melhor Ator em 1994. Na época, o ator perdeu 12 quilos para dar vida a um paciente terminal de Aids. Chocou o público outra vez quando despachou pra Iemanjá 20 quilos e surgiu magérrimo em Náufrago. Pra manter a silhueta esquálida, o ator bebeu muuuita água de côco que, ao que consta, acelera o metabolismo. Embora não seja isenta de calorias, a bebida engana a fome nos intervalos das refeições.
6. Jake Gyllenhaal (O Abutre – 14 quilos)
Dieta: salada e chiclete
Para interpretar o paparazzo que vive à procura de uma nota sensacionalista em O Abutre, o galã chegou a perder cerca de 14 quilos. Para viver o fotógrafo Lou Bloom, que perambula pela noite de Los Angeles farejando uma presa como se fosse um coiote, Jake Gyllenhaal tomou medidas drásticas, conforme contou à revista Entertainment Weekly: salada de folhas e chiclete estavam entre suas escolhas. Pouco depois, ele ganhou seis quilos de volta pra interpretar o lutador Billy Hope, em O Nocaute, de 2015.
7. Seth Rogen (Besouro Verde – 13 quilos)
Dieta: fome, raiva e dor no corpo
Rogen sempre foi o gordinho das comédias. Atuou em Ligeiramente Grávidos (2007) e Segurando as Pontas (2008), no corpitcho roliço, mas passou por um regime intenso pra interpretar o herói de “O Besouro Verde,” em 2011. Em certa entrevista o ator resumiu sua dieta: “Passei fome, raiva, dor no corpo, ódio, depois a calça ficou larga”.
8. Adrien Brody (O Pianista – 13 quilos)
Dieta: proteínas e chás
O cara já é magrinho por natureza. Mas isso não bastou. Ele perdeu ainda mais peso, cerca de 13 kg, pra incorporar o músico judeu Władysław Szpilman – como se sabe, perseguido por nazistas. Para O Pianista (2002), filme dirigido por Roman Polanski, Brody caprichou nas seis semanas que passou de dieta. Fez uma alimentação espartana à base de ovos, frango, salada e chá. Houve recompensa? Sim, levou pra casa o Oscar de Melhor Ator pelo filme.
9. Chris Pratt (Os Guardiões da Galáxia – 27 quilos)
Dieta: cortou a cerveja e os carboidratos e treinou 7 vezes por semana.
É inegavelmente incrível transformação física de Chris Pratt em Os Guardiões da Galáxia (2015). O filme, em que vive seu primeiro papel como protagonista, mudou o jogo, deixando pra trás o gorducho veterano. Mas a coisa não veio de graça: o ator mudou radicalmente o tipo de vida. Cortou a cervejinha e os carboidratos e malhou os sete dias da semana, intensamente, durante seis meses.10
10. Daniel de Oliveira (Cazuza, o Tempo não Para – 14 quilos)
Dieta: restritiva e com inibidor de apetite
Não foi fácil pra Daniel Oliveira dar conta do recado. Primeiro, ganhou 7 quilos de músculos pra viver o Cazuza saradão que arrancava suspiros da plateia. Depois, a coisa ficou mirrada pro lado dele. Viver um personagem terminal, de corpo e alma, exige… do corpo. E Daniel admitiu em entrevistas que, sim, tomou inibidores de apetite e comeu frango grelhado com salada. E só.