Uma paulistana em… Londres: programaços com crianças na capital inglesa
Desde abril, Laura Ramazzina se mudou de marido, mala, cão (a portuguesinha Ginja) e filho (Lucas, hoje com 2 anos) para Londres. Nestes meses, ela se especializou em descobrir passeios divertidos para levar o pequeno – e, daqui a pouco, a pequena que chegará (ela está no último mês de gravidez!). A seguir, ela divide seus […]
Desde abril, Laura Ramazzina se mudou de marido, mala, cão (a portuguesinha Ginja) e filho (Lucas, hoje com 2 anos) para Londres. Nestes meses, ela se especializou em descobrir passeios divertidos para levar o pequeno – e, daqui a pouco, a pequena que chegará (ela está no último mês de gravidez!). A seguir, ela divide seus achados preferidos com as mamães de primeira – ou segunda, quinta ou décima – viagem na capital inglesa.
“Ao contrário do que muita gente pensa, Londres tem muita coisa para fazer com crianças. E engana-se quem acha que chuva e frio são sinônimos de ficar em casa vendo desenho animado. Toda família londrina tem por norma capas de chuva e galochas para todos os membros. E é comum ver toda a turma caminhando debaixo d’água rumo a um programa qualquer.
Para começar, a capital inglesa surpreende pelos espaços verdes. São inúmeros parques, que vão de pequenos jardins, como o Paddington Street Gardens, àqueles grandes, famosos e turísticos, caso do Regents Park. Vale a pena encher a mochila com coisinhas gostosas e rumar para um desses parques para fazer um piquenique. Opção de diversão não vai faltar. O site The Royal Parks tem todas as informações necessárias sobre os grandes parques.
Meu filho Lucas, de 2 anos, adora a Willows Farm Village. É uma minifazenda, com vários animais para a criançada interagir, fazer carinho e dar comida. Tem passeio de trator, show com bichos amestrados e uma área para brincadeiras coberta, grande e divertida, caso a temerosa chuva apareça no meio do passeio.
Claro que não podia deixar de falar dos museus. São vários e muitos deles com programação infantil. E o melhor: a maioria é de graça. Pra quem gosta de aviões, o Royal Airforce Museum London é uma ótima pedida. São mais de 100 aeronaves, dos modelos mais antigos aos jatos mais modernos, além de diversos aviões militares.
Para saber o que está acontecendo, toda semana sai uma edição fresquinha da revista Time Out, que tem uma área para crianças muito completa (desde setembro ela é de graça!) Você pode garantir a sua toda terça-feira de manhã, em estações do metrô (zonas 1 e 2) e em diversos museus e galerias.
Um alerta pra quem visita Londres com bebês. Muitas estações de metrô não têm elevador, o que dificulta um pouco o passeio com os carrinhos. Mas, pela minha experiência, tem sempre alguém com boa vontade pra ajudar a levantá-lo nas escadas.”