Retrospectiva 2013: as companhias aéreas internacionais que começaram a voar para São Paulo
Ainda dá tempo de fazer retrospectiva? 2013 foi um ano que terminou com um saldo positivo para o viajante paulistano (com exceção do presente de grego do IOF, mas isso é assunto para outro post) : 7 companhias aéreas gringas começaram a operar voos a partir de São Paulo, uma tendência que vem crescendo ano […]
Ainda dá tempo de fazer retrospectiva?
2013 foi um ano que terminou com um saldo positivo para o viajante paulistano (com exceção do presente de grego do IOF, mas isso é assunto para outro post) : 7 companhias aéreas gringas começaram a operar voos a partir de São Paulo, uma tendência que vem crescendo ano a ano. Além do oba-oba de haver mais empresas voando daqui, o que isso, de fato, significa para o passageiro?
-> mais companhias disputando o mesmo mercado = preços mais competitivos
-> voos diretos, sem necessidade de fazer escalas e conexões = menor tempo de voo
-> mais “opções” de destinos = a facilidade de voar para o lugar x ajuda a promover cidades que antes acabavam ficando fora da rota do brasileiro
Claro que boa parte destas mudanças não ocorre do dia para a noite, mas demonstram como, cada vez mais, o Brasil tem se mostrado um mercado estratégico para as empresas estrangeiras. Só vamos torcer para que isso também se reflita no bolso dos passageiros!
Veja abaixo quais são as empresas recém-chegadas por aqui:
TAME (www.tame.com.ec)
Vinda do Equador, a aérea começou em janeiro de 2013 a operar em São Paulo voos para Guayaquil, no litoral equatoriano. Agora, no entanto, os aviões da companhia saem do Brasil com destino apenas a capital Quito. Com um ano completo de operações, a Tame possui três voos semanais na rota SP-Quito-SP (às terças, quintas e domingos).
“Novas rotas”: além de Quito, que antes não tinha nenhuma opção de voo direto a partir do Brasil, facilita também as viagens para Galápagos, a mítica ilha equatoriana onde Darwin realizou estudos sobre a evolução das espécie (no arquipélago, utiliza-se os aeroportos de Baltra ou San Cristobal).
Preços: a partir de US$ 685
US AIRWAYS (www.usairways.com)
A companhia americana iniciou em junho o voo direto e diário de SP para seu hub em Charlotte, na Carolina do Norte. Apesar da cidade não ser exatamente um hit entre os viajantes, de lá, a aérea possui voos para outras 109 cidades dos Estados Unidos – o que abre um leque imenso de opções quando se procura por passagens para destinos disputados, como Nova York ou Orlando.
“Novas rotas”: Charlotte, why not? E é possível também que no segundo semestre a US Airways voe direto de SP para a Filadélfia.
Preços: a partir de US$ 1500
ETIHAD AIRWAYS (www.etihad.com)
A chegada da Etihad não só trouxe mais um destino exótico ao portifólio dos viajantes brasileiros, como um novo conceito de voar: a era dos aviões-ostentação. Isso porque a empresa de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, tem um serviço de bordo luxuosíssimo: na primeira classe, por exemplo, não há poltronas, mas sim CABINES INDIVIDUAIS. Não à toa, a aérea é considerada uma das melhores do mundo. Com saídas diárias, a viagem entre São Paulo e Abu Dhabi tem duração de 14 horas.
“Novas rotas”: assim como a Emirates, a aérea de Dubai, o emirado vizinho, a Etihad tornou mais fácil a viagem dos brasileiros para cidades da Ásia, Sudeste Asiático e Pacífico Sul (pense em lugares antes de difícil acesso ou horas intermináveis de voo, como Bali ou Maldivas)
Preços: a partir de US$ 2100
ETHIOPIAN AIRLINES (www.flyethiopian.com)
Com exceção da South African Airways e da TAAG, nenhuma outra companhia aérea africana mantinha voos para São Paulo. A vinda da Ethiopian abriu uma nova rota pela África: os voos fazem parada em Lomé, no Togo, na costa oeste, e cruzam o continente até a parada final em Addis Abeba, capital da Etiópia. No total, são três frequências semanais. Outro grande estreia foram as aeronaves que a aérea trouxe ao Brasil: os modelos Boeing 787 Dreamliner, considerado um dos mais modernos do mundo e com apelo ecologicamente correto (a fabricante garante que eles economizam 20% a mais de combustível).
“Novas rotas”: além de facilitar o deslocamento para outros países africanos (a Etiópia, por exemplo, faz fronteira com Quênia e Uganda, ótimos lugares para fazer safári), a Ethiopian traz uma alternativa a mais de conexão para destinos do Oriente Médio, como Israel e Dubai, por exemplo.
Preços: a partir de US$ 1500
CUBANA DE AVIACIÓN (www.cubana.cu)
Quando se anunciou a reabertura da rota SP-Havana-SP (a aérea já tinha operado este trecho entre 1993 e 2005), o que mais chamou atenção foram os aviões da Cubana: tratam-se de aeronaves russas, modelo Ilyushin IL-96. A piada estava pronta, né? (ps: os aviões não são exatamente ultra-modernos, mas cumprem sua função). Para quem deseja explorar a ilha de Fidel, o voo direto da companhia elimina toda a via-crúcis pelas escalas no Caribe (como Panamá) ou na América do Sul (como Caracas). É apenas uma frequência semanal.
“Novas rotas”: os destinos cubanos, obviamente: Havana, Cayo Largo e Varadero.
Preços: a partir de US$ 630
AIR EUROPA (www.aireuropa.com)
Com hub em Madri, a empresa já chegou “causando”. Com menos de um mês de operação em São Paulo, já lançou uma promoção matadora: passagens para Madri por US$ 620; para Roma por US$ 675; para Londres ou Amsterdã por US$ 990. Rivalizando a rota SP-Madri-SP com a também espanhola Iberia (que costuma ser alvo de críticas constantes dos passageiros), a empresa promete acirrar o mercado com preços bem competitivos. A Air Europa também opera voos para a Europa a partir de Salvador. De São Paulo, são cinco voos semanais.
“Novas rotas”: não são rotas exatamente novas, mas facilita a ligação com as principais cidades europeias (Barcelona, Munique, Moscou, Lisboa, Paris, Praga etc) e também para vários destinos espanhóis, como Ibiza, Valência, Sevilha, entre outros.
Preços: a partir de US$ 620
BQB LINEAS AÉREAS (www.flybqb.com.uy)
Desde a falência da Pluna, havíamos perdido um representante aéreo uruguaio em nossos aeroportos. Mas a Buquebus (BQB) veio determinada a fincar a bandeira no país: em um ano, já opera voos para Montevidéu a partir de Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro e, desde dezembro, São Paulo. No total, são seis saídas semanais da capital paulista rumo ao Uruguai. Se você nunca ouviu falar da empresa, talvez já a tenha conhecido, mas em outro meio de transporte: a BQB é mais famosa pelos roteiros de barco que ligam Colônia, no Uruguai, a Buenos Aires.
“Novas rotas”: também não é novo, mas o voo até Punta del Este facilita a vida dos viajantes.
Preços: aproximadamente US$ 350 (não foi possível a consulta devido a problemas técnicos no site da companhia. Preço baseado na média de valores cobrados para voos do Rio e de Curitiba)