Projeto verão: alugue casas espetaculares na praia!
Não que eu não ame uma mordomiazinha à beira-mar, muito pelo contrário. Acordar mergulhada em uma cama de lençóis de mil fios, encontrar a mesa do café da manhã posta, ter alguém para dobrar as roupas e arrumar o quarto… Mas nos últimos tempos eu tenho preferido trocar o conforto dos hotéis pela liberdade das […]
Não que eu não ame uma mordomiazinha à beira-mar, muito pelo contrário. Acordar mergulhada em uma cama de lençóis de mil fios, encontrar a mesa do café da manhã posta, ter alguém para dobrar as roupas e arrumar o quarto… Mas nos últimos tempos eu tenho preferido trocar o conforto dos hotéis pela liberdade das casas alugadas. Adoro comprar peixe do pescador que acabou de chegar do mar, acender a churrasqueira, levar meu cachorro para brincar na grama e fazer aquele camarão no fim do dia, sem hora para nada.
Sorte minha que nos últimos anos o portfólio de casas para alugar em todo o litoral brasileiro aumentou e se profissionalizou muito. Algumas oferecem até serviço de arrumadeiras e chefs. Para quem viaja com uma turma de amigos, é um programão e tanto. Você escolhe a música que quer ouvir, o bolo que vai comer, a hora que vai acordar (sem o risco de perder nada) e, principalmente, a hora que quer dormir, sem ter que ficar confinado ao quarto para não incomodar os hóspedes das acomodações ao lado.
Uma das melhores experiências que tive com este tipo de serviço foi em Alagoas, na Praia do Patacho, quando fui com a família toda curtir duas semanas à beira-mar. Depois daquela descoberta, cheguei a ver as casas do inglês Cliff, amigo de um amigo, estampadas em revistas de decoração. O lado bom: elas continuam disponíveis para aluguel o ano todo. O lado melhor ainda: considerando a divisão pelo máximo de pessoas que podem ser acomodadas, elas custam bem menos do que as pousadas da região.
Também já aluguei apartamento no Rio e casas no litoral de São Paulo, sempre através de sites. Todas experiências memoráveis. Ainda não tive a oportunidade de conhecer de perto a Villa Boypeba, na Ilha de Boipeba, na Bahia, mas não vou desistir. A casa é um assombro de delícia (e as diárias, que variam bastante ao longo do ano e do número de ocupantes, podem custar desde 500 reais). Atualmente, uma das melhores fontes para encontrar imóveis de temporada bacanas no Brasil é o site Alugue Temporada, que tem, inclusive, um monte de opções no litoral norte de SP.
Alguns cuidados são fundamentais ao optar por este tipo de férias:
1) Entre em contato com o proprietário pelo telefone para saber de todos os detalhes
2) Procure referências (antigos hóspedes costumam deixar resenhas supersinceras nas páginas da web)
3) Vasculhe a internet em busca de fóruns e reclamações
4) Exija um contrato ou uma confirmação formal, mesmo que protocolar, antes de pegar estrada
5) Se possível, peça para um local verificar o imóvel pessoalmente
6) Prefira sempre as dicas de amigos e de amigos de amigos. Assim não tem erro.
(todas as fotos deste post são de divulgação)