Parada LGBT de San Francisco, uma das maiores do mundo, acontece em junho
Um dos pontos de concentração será a Civic Center Plaza, local onde o ativista Harvey Milk discursou durante o “Gay Freedom Day"
Se você acha que a Parada LGBT, que lotou a Avenida Paulista e ruas do centro neste domingo (3), terminou com um gostinho de quero mais, vale se programar para conhecer a San Francisco LGBT Pride Celebration and Parade, marcada para o fim de junho na cidade americana de San Francisco. Essa é considerada uma das maiores paradas do gênero do planeta. Também é das mais antigas: acontece há 48 anos e foi a primeira a ser reconhecida mundialmente.
A festa começa no sábado (23), do meio-dia às 18h, e vai até domingo (24), das 11h às 18h. O tema deste ano é Generations of Strenght (gerações de força), em homenagem a líderes do movimento. O ponto de concentração será na Market Street, uma das principais vias da cidade. Depois, a folia segue até o City Hall, na Civic Center Plaza, o local onde o ativista Harvey Milk discursou para uma multidão em 1978, durante o “Gay Freedom Day”.
San Francisco é um dos destinos gay-friendly mais famosos do mundo. Ali fica o bairro de Castro, seu epicentro LGBT. O lugar abriga cafés agradáveis, baladas fervidas, grandes sex shops e o GLBT Historical Society, museu que conta a história da luta pelos direitos homossexuais.
Mas tem muito mais para ver na cidade, além do mundo LGBT. Localizada na Califórnia, ela é lotada de ladeiras charmosas, com ruas de paralelepípedos por onde passam bondinhos que servem de meio de transporte. A região do porto é uma delícia, sobretudo a área do Fisherman’s Wharf, com bons restaurantes de frutos do mar e barracas que vendem crab, o caranguejo gigante, recém-pescado. De lá, tem-se uma das melhores vistas da Golden Gate, a icônica ponte vermelha que sempre aparece nos cartões-postais da cidade.
O destino também é ponto de partida para Napa Valley, a região vinícola mais famosa da Califórnia. Se for para lá em junho, é bom estar preparado para dias escaldantes e muita gente nas ruas, pois nesse mês, nos Estados Unidos, começa o verão.