O Inhotim, maior museu a céu aberto do mundo, está em promoção
A oferta vale durante todo o mês de março; também é preciso tomar a vacina contra febre amarela antes de fazer a visita

Até o dia 1 de abril, o Inhotim, maior museu de arte contemporânea a céu aberto do planeta, está com a seguinte promoção: você compra um ingresso (44 reais) e ganha outro para o mesmo dia. Ou seja: dá para levar um acompanhante de graça. Essa oferta pode representar uma boa economia, se considerar que, para conhecer o “mundo” de Inhotim, como ele merece ser desvendado, é preciso de pelo menos três dias de visita.
Localizado a 60 quilômetros de Belo Horizonte e com 140 hectares de área, o equivalente a 200 campos de futebol, o museu dispõe de 23 pavilhões, além de 22 instalações de grandes artistas brasileiros e estrangeiros dos séculos 20 e 21, e 5 000 espécies botânicas. Dá para percorrer tudo a pé, mas há carrinhos elétricos à disposição de quem necessitar.
Muita gente planeja a visita em um fim de semana prolongado, de sexta a domingo, por exemplo. Mas quem puder ir durante a semana nesse mês de promoção pode economizar ainda mais. Às quartas-feiras, a entrada é sempre gratuita. Então, uma opção é ir na quarta (de graça), quinta (com um ingresso da promoção) e sexta; e, assim, emendar sábado e domingo com um passeio por BH. Nesse caso, dá até para arriscar ir de carro (cerca de 600 quilômetros de distância de São Paulo até Brumadinho, a cidade do museu, ou 540 até Belo Horizonte).
Durante a visita à instituição, o melhor é se hospedar em Brumadinho (em vez de pegar estrada todo dia indo e voltando para BH). As três boas pedidas da cidade são a Pousada Dona Carmita, a Ville de Montagne e a Nossa Fazendinha. São simples, mas ajeitadinhas. Caso a opção seja ficar em BH, os melhores bairros para se hospedar (e que também concentram os bons bares e restaurantes) são Lourdes e Savassi.
Mas atenção: para ingressar no local, é preciso apresentar a carteirinha de vacinação comprovando que se tomou a dose contra febre amarela. Segundo a instituição, nenhum caso de febre foi registrado ali dentro até agora; mas Minas Gerais é um dos estados atingidos pela doença nos últimos meses. O museu também tem fornecido repelentes aos visitantes.
SERVIÇO
Inhotim
Avenida Inhotim, Brumadinho
Terça a sexta-feira, 9h30 às 16h30; sábados, domingos e feriados, 9h30 às 17h30
44 reais (grátis às quartas, exceto nos feriados); fecha às segundas