Após quase dez anos, Floripa pode voltar a ser rota de cruzeiros
A capital catarinense recebe um navio da armadora MSC, em fase de testes, neste sábado (24). A embarcação sai de Santos e passa por Balneário Camboriú
Com mais de quarenta praias, Florianópolis, capital de Santa Catarina, não recebe navios de cruzeiro há nove anos. Motivo: faltava infraestrutura nos píeres para abrigar grandes embarcações. Isso pode mudar a partir da próxima temporada, que começa em novembro.
Desde o ano passado, a prefeitura da cidade e o governo estadual catarinense têm se empenhado para mudar esse quadro. A Secretaria de Estado da Infraestrutura encomendou um estudo de batimetria, espécie de carta náutica que define a profundidade do mar, comprovando que a região comporta navios de grande porte. Com o documento, recebeu aval da Marinha e autorização da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) para uma escala-teste, marcada para sábado (24).
A cidade certamente ainda terá de investir mais em infraestrutura para receber as embarcações e seus passageiros, mas, segundo as autoridades, esse estudo já é o primeiro passo para isso. “Depois de muitas reuniões, temos de volta a chance de consolidar o destino nos itinerários marítimos”, comenta Marco Ferraz, presidente da Cruise Lines International Association no Brasil (CLIA – Brasil), que representa o setor de cruzeiros.
Nesta escala-teste, Floripa receberá o navio MSC Preziosa, o maior transatlântico a navegar pelo Brasil, com capacidade para 4 300 passageiros. O cruzeiro sai de Santos, no litoral paulista, e tem parada oficial em Balneário Camboriú, a cerca de 80 quilômetros da capital catarinense. Desta vez, incluiu a capital catarinense no roteiro em caráter extraordinário. A embarcação vai ancorar na Praia de Canasvieiras, onde os turistas devem desembarcar e passar o dia passeando pela ilha. No final da viagem, volta para Santos. Se passar no teste, a armadora MSC ainda avaliará se inclui a cidade em seus próximos roteiros.
A temporada de cruzeiros no Brasil acontece de novembro a abril, os meses mais quentes do ano. O ponto de partida e de chegada costuma ser Santos, mas alguns navios também partem do Rio de Janeiro, Recife e Salvador. Depois, passam pela costa brasileira, parando em praias do Nordeste, Rio de Janeiro e Litoral Norte paulista. No sul, o itinerário inclui Porto Belo e Balneário Camboriú, em Santa Catarina.
Caso Ângela Diniz: o que aconteceu com Doca Street depois de matar namorada?
Quem foi Ângela Diniz e por que sua história atrai tanta atenção?
Mãe da atriz Mel Maia de ‘Donos do Jogo’ morre aos 53 anos no Rio
Casarão na Avenida Paulista vira Casa do Natal do Boticário
‘O Filho de Mil Homens’ transborda poesia com Rodrigo Santoro em destaque





