Imagem Blog

Blog da Vejinha

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Novidades, curiosidades e promoções
Continua após publicidade

Os 5 bordões (ou memes) mais famosos do Twitter

Alguém tuíta uma piada, muitos acham interessante ou engraçado e passam a brincadeira adiante. Basicamente, é a isso que se dá o nome de “meme” no Twitter. Numa explicação mais conceitual, é o mesmo que viralizar (popularizar) algo por meio da disseminação do assunto pela rede. Confira abaixo alguns dos bordões (ou memes) e frases […]

Por VEJASP
Atualizado em 10 set 2024, 15h59 - Publicado em 21 mar 2011, 19h41
 (/)
Continua após publicidade

Alguém tuíta uma piada, muitos acham interessante ou engraçado e passam a brincadeira adiante. Basicamente, é a isso que se dá o nome de “meme” no Twitter. Numa explicação mais conceitual, é o mesmo que viralizar (popularizar) algo por meio da disseminação do assunto pela rede.

Confira abaixo alguns dos bordões (ou memes) e frases que viraram febre no Twitter:

fica-vai-ter-bolo2

Fica, vai ter bolo: um dos bordões mais recentes do Twitter (Foto: Reprodução)

Continua após a publicidade


Todos chora — Sim, desse jeito mesmo, no singular. A origem é meio nebulosa, mas reza a lenda que a expressão surgiu ainda nos tempos de discussões em fóruns do Orkut, em 2004. Desde novembro do ano passado, no entanto, tomou também o Twitter e ganhou variações: todos chora, todos comemora, todos usa, todos dança, todos dorme…

Vem, gente! — “O bordão surgiu por causa daquele vídeo em que o cenário do programa da Xuxa começa a pegar fogo e ela, no desespero, grita ‘Vem, gente! Vem, gente!’, para todo mundo sair de lá”, explica Edney Souza (@interney), professor da pós-graduação em mídias sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desde que a filmagem ganhou popularidade, a expressão dita por Xuxa em um momento de desespero virou piada.

Continua após a publicidade

Ahan, Cláudia, senta lá — Mais uma pérola da rainha dos baixinhos. Em outro registro em vídeo, ainda mais antigo, a loira está visivelmente impaciente apresentando seu programa na extinta TV Manchete. Ela tenta organizar uma brincadeira quando uma das crianças que está no palco a aborda. A pequena é prontamente interrompida pela loira, que solta um sonoro “Ahan, Claudia, senta lá”, sem dar atenção à menina. Depois que o material disseminou-se pela web, o bordão virou sinônimo de desdém e piada.

Corrão — O neologismo foi criado por um acidente gramatical (a intenção era escrever “corram”), em um post do blog Te Dou Um Dado. Não demorou para que se tornasse um bordão viralizado pelo Twitter. As variações, claro, não demoraram a surgir: leião, vejão, oução… e por aí vai.

Fica, vai ter bolo! — Este é um dos “memes” mais recentes da web e faz referência a uma típica frase de avós. A ideia é encabeçada pelo publicitário Gustavo Braun e pelo analista de mídias sociais Victor Calazans — responsáveis pelas contas de @nairbello e @hebecamargo, respectivamente, no Twitter. No site, há imagens enviadas por internautas de todos os cantos, sempre ilustradas por balões com a fala.

Continua após a publicidade

Quem votou: @hugogloss, @rafinhabastos, @rosana, @alesie, @interney, @rosana, @pecesiqueira, @felipeneto, @samara7days, @dr_marcelo, @nairbello

+ 5 anos de Twitter: Trending Topics que mais bombaram
+ Cinco personagens marcantes do Twitter

+ Os 5 maiores micos do Twitter

+ Os 10 fã-clubes mais encrenqueiros da internet

+ As 10 coisas mais irritantes do Twitter (segundo tuiteiros famosos)
+ As 10 coisas mais irritantes do Twitter (versão do leitor)
+ Os 5 verbos mais feios da era da internet
+ As 10 coisas mais irritantes do Facebook

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.