3 perguntas para Toto: banda faz show no Brasil após 17 anos
"Ainda é a banda do David Paich e do Jeff Porcaro, estamos só mantendo a chama acesa", disse Steve Lukather em entrevista à Vejinha; confira o papo
A banda TOTO está de volta ao Brasil após uma espera de 17 anos, com a Dogz of Oz World Tour, que passa por São Paulo no próximo dia 24, no Espaço Unimed.
O grupo de rock americano foi formado em 1976, em Los Angeles, e é conhecido por sucessos como Africa, Rosanna e I’ll Be Over You.
O conjunto atualmente é liderado pelo guitarrista Steve Lukather — o grupo nasceu de uma união de grandes músicos de estúdio, que gravavam os principais discos da época, como Thriller (1982), de Michael Jackson, que teve a participação de Steve e outros três integrantes originais da banda: David Paich, Steve Porcaro e Jeff Porcaro.
Na turnê atual, Joseph Williams (voz), Greg Phillinganes (teclado e vocais), Shannon Forrest (bateria), John Pierce (baixo), Warren Ham (trompas, percussão e vocais) e Steve Maggiora (teclado e vocais) completam a escalação.
Com seis prêmios Grammy conquistados entre 1970 e 1980, o grupo passou por um revival nos últimos anos, especialmente com a popularidade da música Africa, que entrou na trilha-sonora da série Stranger Things, da Netflix. Restam poucos ingressos.
3 perguntas para Toto
Como vocês vêem esse movimento de novas gerações descobrirem o catálogo da banda?
Lukather: O que foi surpreendente foi esse fenômeno de Africa, que virou um movimento mundial e nos levou até uma geração muito mais nova. Todos os nossos discos estão vendendo, e essas pessoas estão vindo aos shows, e vendo que nós tocamos tudo ao vivo, à moda antiga. Todos da banda são músicos virtuosos, então é uma performance muito forte.
Como é estar há tantas décadas na estrada?
Lukather: Ainda é a banda do David Paich e do Jeff Porcaro, estamos só mantendo a chama acesa. Nós sabemos que não é a Toto original, como poderia ser? Mas estamos mantendo vivo o espírito do som, ainda mais nessa turnê, em que decidimos fazer os arranjos dos discos.
Porque a turnê se chama Dog of Oz?
Williams: Nós pensamos nesse nome durante a pandemia, quando não estávamos conseguindo fazer shows. Pensamos se não era o momento de parar, se não estávamos ficando velhos. Então falamos (eu e Lukather) em criar uma outra banda, e pensamos nesse nome. No filme O Mágico de Oz, o cachorro se chama Toto.
16 anos. Espaço Unimed. Rua Tagipuru, 795, Barra Funda, ☎ 3868- 5860. ♿ Dom. (24), 22h. R$ 680,00 a R$ 980,00. espaçounimed.com.br.
Publicado em VEJA São Paulo de 8 de novembro de 2024, edição nº 2918