Palcos no oceano: navios musicais começam a conquistar a MPB
Saiba mais sobre a experiência e os bastidores dos cruzeiros temáticos da empresa PromoAção, que leva a turnê de Gilberto Gil ao alto-mar em dezembro

No mercado musical, como em setores de hotelaria ou gastronomia, a palavra do momento é “experiência”. Grandes produtores concordam que a qualidade nesse quesito é decisiva para que o público adquira um ingresso e saia de casa.
Isso parece explicar o crescimento de um formato único: os cruzeiros musicais, que, se já haviam conquistado o público sertanejo e a terceira idade, ampliam seu alcance com nomes como Gilberto Gil, que leva para o alto-mar, em dezembro, sua turnê de despedida, Tempo Rei.
A reportagem de VEJA SÃO PAULO embarcou no Festival Navegante, de Marisa Monte, em dezembro passado. Com shows da artista e de convidados, foi a estreia da maior empresa de entretenimento marítimo do país, a PromoAção, nas águas da MPB.

“Foi nosso primeiro contato com esse público e com esses grandes artistas. No último ano, o que mais escutei foi: como vocês conseguiram convencê-la? Eu credito ao know-how que temos no setor e à construção a quatro mãos com a artista”, diz o vice-presidente Bruno Ribeiro.
O projeto impulsionou a negociação com Gilberto Gil, protagonista de um roteiro com saída e retorno em Santos, de 1 a 4 de dezembro, que inclui shows de Liniker, Os Paralamas do Sucesso, Nando Reis, Elba Ramalho, João Gomes com Mãeana, Gilsons e Jorge Vercillo.
Se o mercado de shows a bordo ganhou notoriedade com Roberto Carlos e Costa Cruzeiros no Emoções em Alto Mar, realizado há vinte anos, a PromoAção, fundada em 2001, incrementou o negócio na última década, com as embarcações da MSC.
Após as primeiras experiências temáticas com música eletrônica e flashback, a empresa inaugurou, em 2017, o seu formato de “navio de artista” com o WS on Board, de Wesley Safadão.
Desde então, as viagens se multiplicaram, com predomínio da música sertaneja e do pagode — na temporada 2025-26, de novembro a janeiro, estão confirmados catorze viagens com ídolos como Chitãozinho & Xororó, Sorriso Maroto, Belo, Jorge & Mateus e Ana Castela (confira a programação completa ao final do texto). A negociação com os anfitriões inclui um valor mínimo para a realização de shows e uso da marca, além de uma porcentagem em cima do faturamento.
Alguns fatores tornam essa modalidade de viagem atraente para diferentes públicos. A começar pelos próprios fãs, que têm a oportunidade de estar mais próximos de seu ídolo. Outro é o arsenal de atividades que os cruzeiros oferecem, com piscinas, tobogãs, lojas, fliperama, cassino e teatro, que podem entreter famílias, das crianças aos idosos.

No Festival Navegante, a qualidade sonora dos shows que aconteciam ao ar livre, no deque do navio, foi uma grata surpresa — apesar de reclamações sobre visibilidade e som na primeira apresentação da cantora carioca, que aconteceu em terra, no Pier Mauá, redimida pelos shows noturnos que lhe sucederam, com o Rio iluminado no horizonte, criando uma atmosfera única.
A despeito da enigmática programação diária de shows, anunciada no mesmo dia, a viagem conseguiu oferecer uma experiência diferente e confortável. Sobre o itinerário da embarcação, o trajeto pode variar, a não ser pelo embarque e desembarque em Santos. “A gente faz a rota do sol. O que o público quer é não ter chuva, então seguimos o tempo bom”, explica Eduardo Cristófaro, presidente e fundador da PromoAção.
No primeiro mês de vendas, venderam 500 cabines do Navio Tempo Rei, de Gil — em correalização com 30e e Gege Produções Artísticas —, e a previsão é esgotar o MSC Preziosa, que tem capacidade para 4 345 hóspedes.
Os pacotes por pessoa podem custar de 4 698 (em cabine sem janela) a 44 286 reais (com regalias como restaurante exclusivo e all-inclusive com bebidas alcoólicas). “O projeto da Marisa Monte abriu essa porta e chamou a atenção do mercado”, diz Cristófaro.
Após conquistar bambas da MPB, o passo seguinte é se internacionalizar. “Temos catorze navios e possibilidade para fazer vinte. Depois do Gil, queremos trazer artistas estrangeiros”, aposta Eduardo. O oceano é o limite.
Guitarras e navios
“Eu esperaria Caetano veloso e djavan de joelhos na porta do meu navio”, diz o empresário paulistano Eduardo Cristófaro, presidente da PromoAção e também músico.

Nascido no Ipiranga e hoje residente do Jardim América, foi diretor da Metropolitana FM nos anos 90 e chegou a lançar um disco antes de entrar no mercado marítimo. a música não deixou de ser um caminho — ele lançou, no dia 16, o álbum Sonhar que Está Aqui (2025), gravado ao vivo em seus shows nos navios.
Além de cantor e compositor, é colecionador de guitarras — tem cerca de 300 —, a maioria da marca Gibson. “Comecei a colecionar desde o meu primeiro salário. Fui trocando as simples por melhores, e as melhores por raras”, conta.
Neste novo momento da empresa, o desejo é trazer mais nomes gabaritados da música brasileira. “São realizações não só profissionais como pessoais também. desejo ainda fazer Caetano, bethânia e muito djavan, meu maior sonho. a gente entrou nessa linha para não ter volta”, afirma.
Confira o cronograma de navios temáticos da PromoAção 2025/26
CHITÃOZINHO E XORORÓ – 15.11 a 18.11
Victor e Leo
Daniel
Luan Santana
Zé Ramalho
Fábio Jr.
CABARÉ – 18.11 a 21.11
Daniel
Edson e Hudson
Pablo
Roberta MIranda
Rionego e Solimões
SORRISO MAROTO – 21.11 a 24.11
Péricles
Xanddy Harmonia
Ferrugem
Thiago Martins (ex Bom Gosto)
Fundo de Quintal
Gloria Groove (Serenata da GG)
Dilsinho
Revelação
Chigor
Bruno Diegues
Dennis das Antigas
Bruna Louise
Os Quatro Amigos
BARRETOS 70 – 28.11 a 01.12
Cesár Menotti e Fabiano
Dennis
Edson e Hudson
Maiara e Maraisa
Matogrosso e Mathias
Simone Mendes
Victor e Leo
TEMPO REI – GILBERTO GIL – 01.12 a 04.12
Os Paralamas do Sucesso
Liniker
Nando Reis
Elba Ramalho
João Gomes
Gilsons
Jorge Vercillo
ALEXANDRE PIRES – 04.12 a 07.12
Thiaguinho
Péricles
Léo Santana
Os Paralamas do Sucesso
BELO – 13.12 a 16.12
Alcione
Xande de Pilares
Péricles
Pixote
Filipe Ret
Mumuzinho
Turma do PAgode
Jeito Moleque
REVEILLON – 29.12 a 02.01/26
Bell Marques
Simone Mendes
Alok
Léo Santana
Maiara e Maraisa
Wesley Safadão
Gustavo Mioto
É o Tchan
ROUPA NOVA – 02.01 a 05.01/26
Nando Reis
Os Paralamas do Sucesso
Blitz
ANA CASTELA – 05.01 a 08.01/26
Convidados ainda não anunciados
JORGE E MATHEUS – 08.01 a 11.01/26
Convidados ainda não anunciados
ZEZE DI CAMARGO – 11.01 a 14.01/26
Alexandre Pires
Édson & Hudson
Mato Grosso & Mathias
Durval Lellys
Jota Quest ■
Publicado em VEJA São Paulo de 6 de junho de 2025, edição nº 2947