Mônica Salmaso celebra Elizeth Cardoso com show inédito em São Paulo
No Sesc Vila Mariana, a cantora apresenta o projeto 'Senhora das Canções — Uma homenagem a Elizeth' pela primeira vez na cidade
Mônica Salmaso apresenta seu show Senhora das Canções — Uma homenagem a Elizeth pela primeira vez em São Paulo, no sábado (17) e no domingo (18), no Sesc Vila Mariana.
Criado para celebrar o centenário da cantora carioca Elizeth Cardoso (1920-1990), o projeto estava pronto para estrear em 2020, quando aconteceu a pandemia. E, em 2023, com a turnê Que Tal Um Samba?, em que Mônica acompanhou Chico Buarque, a estreia foi adiada mais uma vez.
A ideia de homenagear uma das vozes mais marcantes da música brasileira surgiu de uma visita de Mônica à Casa do Choro, no Rio de Janeiro, onde encontrou Luciana Rabello (cavaquinho) e Mauricio Carrilho (violão de sete cordas), instrumentistas que tocaram ao lado de Elizeth na década de 80.
A dupla de músicos entrou para a banda do show especial, junto de Paulo Aragão (violão), Aquiles Moraes (trompete) e os percussionistas Magno Julio e Marcus Thadeu.
O repertório inclui clássicos como Violão Vadio, de Baden Powell e Paulo César Pinheiro, Sei lá, Mangueira, de Paulinho da Viola e Hermínio Bello de Carvalho, além de outras pérolas como Seresteiro, de Raul Moreno, Renato Lima e Zé Keti, e A Mentira Acaba, de Rui de Almeida e Arnô Provenzano.
Da era do rádio, nos anos 40, até o fim da vida, nos anos 80, Elizeth traçou uma carreira extensa e aclamada, passando por gêneros como choro, samba-canção, música romântica e bossa nova.
Restam poucos ingressos. 12 anos. Sesc Vila Mariana. Rua Pelotas, 141, Vila Mariana, ☎ 5080-3000. ♿ Sáb. (17), 21h. Dom. (18), 18h. R$ 60,00. sescsp.org.br.
Publicado em VEJA São Paulo de 8 de fevereiro de 2024, edição nº 2879