Imagem Blog

Tudo de Som

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Novidades da música, clipes, entrevistas, artistas, listas e shows, por Tomás Novaes.
Continua após publicidade

Ao pé do ouvido: MARO está em turnê com seus maiores shows no Brasil

Confira a entrevista com a cantora portuguesa, que já colaborou com Eric Clapton e Milton Nascimento, e se apresenta em São Paulo nesta sexta-feira (1)

Por Tomás Novaes
Atualizado em 1 nov 2024, 14h32 - Publicado em 1 nov 2024, 10h00
maro-show-sp
Maro, fotografada no Rio de Janeiro: show em São Paulo será nesta sexta (1) (Camilla Maia/Veja SP)
Continua após publicidade

O timbre vocal soproso e inconfundível, o violão com influências folk e as composições de belas melodias e letras, em português e em inglês, da portuguesa MARO vêm se espalhando pelo mundo — e, após viajar por mais de quarenta cidades entre Europa, Estados Unidos e América Latina, ela chega ao Brasil para fazer os maiores shows da sua carreira solo por aqui.

Depois de Rio de Janeiro, Brasília, Recife, Salvador, Campinas e Belo Horizonte, chega a vez de São Paulo, nesta sexta (1o), no Tokio Marine Hall. A turnê atual é a despedida do seu projeto em trio de violões, ao lado dos catalães Darío Barroso e Pau Figueres, com o mote do disco Hortelã (2023).

Em cada país da América do Sul, ela convidou um artista local para abrir os shows. Aqui, quem acompanha toda a turnê é o paulista Pedro Altério, integrante da banda 5 a Seco e filho dos compositores Rita e Rafael Altério.

maro-hortelã-disco
A capa do disco ‘Hortelã’ (2023): foto de Lorena Dini (Lorena Dini/Divulgação)

Maro conta que criou laços com a família toda, e o sítio e estúdio deles, a Gargolândia, em Alambari, virou uma segunda casa. “Tem ligações que você não explica muito, né? Isso aconteceu com o Garga (Rafael) e a Ritinha, são como pais que eu adotei, e eles me adotaram. Na pandemia fiquei cinco meses lá, vivendo com eles. O Pedro, que já era amigo, virou irmão”, diz a cantora e compositora.

Continua após a publicidade

Além da mesma língua, claro, a música é outro elemento que a aproxima do nosso país. “Ouvi muita música brasileira a minha vida inteira. Minha mãe era professora de música, então era meio uma regra lá em casa que a gente tinha que estudar, porque faz bem para a cabeça, coordenação e tudo”, conta ela, que se formou na prestigiada Berklee College of Music, em Boston.

A cantora partiu para a estrada ao entrar na banda do músico londrino Jacob Collier, com uma turnê mundial em 2019. Sua assinatura musical única já arrancou elogios de estrelas como Billie Eilish, que citou uma de suas canções como trilha sonora de um momento pessoal difícil.

O seu disco anterior, Can You See Me? (2022), teve a participação de Milton Nascimento, e, na pandemia, ela também fez uma série de duetos em seu Instagram, um deles com o lendário guitarrista inglês Eric Clapton. “Vejo que estou chegando a lugares que nunca imaginei”, comenta.

Continua após a publicidade
maro-eric-clapton
Maro cantando em vídeo com Eric Clapton: série de duetos na pandemia (YouTube/Reprodução)

No último mês, Maro lançou novas versões da sua composição Saudade, Saudade, que venceu em 2022 o Festival da Canção, concurso que seleciona a canção defendida por Portugal no Eurovision, o grande festival europeu.

Em paralelo com a turnê atual, a artista também vem lançando uma série de singles com o músico Nasaya, estes com uma pegada mais eletrônica. Na última quarta-feira (30), antevéspera do seu show na capital paulista, Maro completou 30 anos de vida.

Continua após a publicidade

“Estou com muita vontade de entrar nessa fase. É normal a gente passar a adolescência e os 20 sem se conhecer bem, mais inseguros. Chegando aos 30, isso começa a entrar no eixo, acho que a vida passa a ser mais simples, estou fazendo o que eu amo e com muitas ideias para o futuro”, reflete.

Quem sabe, esse futuro possa incluir mais novidades em 2025. “É, talvez venha um disco novo. Talvez já esteja feito (risos)”, deixa no ar. A julgar pelo seu amor ao Brasil, não vamos precisar esperar muito para ela voltar. ■

Tokio Marine Hall. Rua Bragança Paulista, 1281, Chácara Santo Antônio, ☎ 5646-2153.  Sex. (1º), 22h. R$ 140,00 a R$ 280,00. 16 anos. tokiomarinehall.com.br.

Continua após a publicidade

Publicado em VEJA São Paulo de 1o de novembro de 2024, edição nº 2917

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.