Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Imagem Blog

Tudo de Som

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Novidades da música, clipes, entrevistas, artistas, listas e shows, por Tomás Novaes.

Caetano, Marisa Monte e Marina Sena apoiam campanha por marco da IA

Petição da UBC com a Pró-Música Brasil pede transparência e remuneração aos criadores pelo uso de obras em treinamentos de inteligência artificial

Por Tomás Novaes
Atualizado em 17 nov 2025, 18h33 - Publicado em 17 nov 2025, 18h28
Caetano Veloso, Marisa Monte e Marina Sena: artistas apoiam campanha por marco regulatório da IA na música
Caetano Veloso, Marisa Monte e Marina Sena: artistas apoiam campanha por marco regulatório da IA na música (Fernando Young/Leo Aversa/Gabriela Schmdt/Divulgação)
Continua após publicidade

Uma campanha pelo marco regulatório do uso da inteligência artificial (IA) na música foi lançada pela União Brasileira de Compositores (UBC) e a Pró-Música Brasil, com apoio de artistas como Caetano Veloso, Marisa Monte e Marina Sena.

Com o slogan “Toda criação tem dono. Quem usa, paga”, a iniciativa acompanha uma petição em seu site oficial pela criação de uma regulamentação no Brasil que acompanhe a rápida evolução tecnológica da ferramenta, pedindo a aprovação do PL 2338/23, que tramita desde 2023 no Congresso Nacional.

Uma das questões principais é o uso de obras musicais e fonogramas nas bases de dados das ferramentas de IA sem remuneração aos autores ou mesmo sem autorização. “As grandes empresas de tecnologia estão usando criações artísticas para treinar modelos de inteligência artificial sem autorização, sem transparência e sem remuneração aos autores, e demais titulares de direitos autorais e conexos”, explica o texto da campanha.

Entenda os pontos principais da petição

O texto pede transparência total sobre as obras utilizadas no treinamento das plataformas de IA. Isto é, saber quais as fontes usadas para o treinamento dessas ferramentas, inclusive quando e como as criações foram usadas.

A petição também reivindica o direito dos criadores de autorizarem ou proibirem o uso das suas obras nas bases de dados das IAs, além da remuneração justa aos titulares de direitos cujas músicas estão alimentando padrões de algoritmo que geram lucro.

Continua após a publicidade

“Se há empresas ganhando bilhões, precisam arcar com as consequências”, declarou Marina Sena no anúncio da campanha. “É urgente garantir condições éticas para o uso da inteligência artificial no Brasil”, afirma Caetano Veloso no texto. “Com uma regulamentação justa, criatividade e tecnologia podem caminhar juntas”, diz Marisa Monte, em apoio à causa.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do SP

A partir de 29,90/mês