Orquestra itinerante de jovens músicos se apresenta na Sala São Paulo
A Academia Jovem Concertante (AJC), projeto idealizado pela pianista Simone Leitão, fará concerto na capital paulista neste final de semana
A Academia Jovem Concertante (AJC), orquestra itinerante que reúne jovens instrumentistas em grandes palcos, passa pela Sala São Paulo neste domingo (9).
Criada em 2012 pela pianista mineira Simone Leitão, a AJC busca preencher a lacuna entre a formação clássica e a profissão de músico de orquestra, funcionando como um laboratório de treinamento de alta performance da música sinfônica.
Esta é a 25ª edição do projeto, que já passou por quinze estados brasileiros. Nas próximas semanas, também terão apresentações em Espírito Santo do Pinhal, no Rio de Janeiro e em São João del Rei.
Neste ano, foram selecionados 45 jovens, entre 18 e 29 anos, de onze estados brasileiros (Bahia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Pará, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso e Rio Grande do Norte), além de uma jovem venezuelana que vive em Roraima.
No repertório, a Sinfonia nº 2 em Ré Maior, do alemão Johannes Brahms (1833-1897), o Concerto para piano e orquestra em Lá menor, do norueguês Edvard Grieg (1843-1907), e a obra Da Terra, com a presença da compositora paraense Cibelle Donza. A regência é do maestro Daniel Guedes.
Livre. Sala São Paulo. Praça Júlio Prestes, 16, Campos Elíseos, ☎ 3367-9500. ♿ Dom. (9), 10h50. Grátis (restam poucos ingressos). @ajovemconcertante.