Top Gun, com Tom Cruise, ganhou versão magistral em 3D
Nunca fui muito fã de Top Gun que, no Brasil, recebeu o título de Ases Indomáveis. Sempre achei tudo muito esquemático e previsível e nem mesmo as cenas aéreas me empolgaram. Mudei um pouco de ideia após rever Top Gun numa versão em Blu-ray 3D, lançada recentemente no Brasil pela Paramount. Caro leitor: o filme […]
Nunca fui muito fã de Top Gun que, no Brasil, recebeu o título de Ases Indomáveis. Sempre achei tudo muito esquemático e previsível e nem mesmo as cenas aéreas me empolgaram. Mudei um pouco de ideia após rever Top Gun numa versão em Blu-ray 3D, lançada recentemente no Brasil pela Paramount. Caro leitor: o filme é de 1986, tem 27 anos e nem eu mesmo acreditei: ele continua atual (!). Nada que um jeans bem cortado e uma camiseta branca, figurino habitual do personagem de Tom Cruise, o deixem atemporal no quesito visual. A trilha sonora, levemente datada, tem muito sintetizador, mas Take My Breath Away, de Giorgo Moroder, ganhou o Oscar e ainda é um delicioso chiclete para os ouvidos.
Top Gun está entre as cinco maiores bilheterias da carreira de Tom Cruise. Foi e continua um sucesso, embora a versão em 3D tenha ido direto para o Blu-ray, sem escalas nos cinemas brasileiros. A remasterização está primorosa. É sério: jamais vi um filme em casa com um áudio tão poderoso. Nas cenas aéreas, dá a impressão que os aviões estão atravessando a janela da sala. A conversão para o 3D tem igualmente qualidade nota 10. Nada “salta” da tela, mas a profundidade e a nitidez que as imagens ganham são admiráveis.
Ainda não consigo engolir a tola história do tenente Maverick (Tom Cruise), que enfrenta um rival (Val Kilmer) numa escola para pilotos de caça. Top Gun tem doses de romance, humor, aventura e lágrimas embaladas numa canastrice ainda praticada nos filmes de ação de Hollywood. Virou uma lenda que continua muito viva, sobretudo agora em três dimensões.
Gostou deste post? Então curta a página do blog no Facebook e tenha mais informações sobre cinema.