Filme brasileiro faz sucesso no Festival de Berlim. Assista ao curta que o inspirou.
Em 2010, tive a honra de ser convidado para integrar o júri de curtas-metragens do Festival de Paulínia. Após ver alguns fortes candidatos, não restou nenhuma dúvida para a comissão: Eu Não Quero Voltar Sozinho era, sem dúvida, o melhor trabalho, o mais redondo e original de todos. Não à toa, Eu Não Quero Voltar […]
Em 2010, tive a honra de ser convidado para integrar o júri de curtas-metragens do Festival de Paulínia. Após ver alguns fortes candidatos, não restou nenhuma dúvida para a comissão: Eu Não Quero Voltar Sozinho era, sem dúvida, o melhor trabalho, o mais redondo e original de todos.
Não à toa, Eu Não Quero Voltar Sozinho faturou os troféus de melhor filme do júri, do público e da crítica, além de melhor roteiro. Encantadora, a história enfocava o despertar da homossexualidade de um garoto, que se vê apaixonado pelo colega de escola. Foi um grande acerto do diretor Daniel Ribeiro que, quatro anos depois, está lançando no Festival de Berlim, o longa-metragem inspirado no curta, chamado Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (veja o trailer abaixo).
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=lpHKXyko358?feature=oembed&w=500&h=281%5D
De Berlim, Daniel contou como foi a recepção do filme por lá, entre outros assuntos. Postei mais abaixo o gracioso curta premiado. Não deixe de ver!
Quer ter informações diárias sobre cinema? Venha conhecer e curtir minha página no Facebook.
Como foi a recepção em Berlim? A primeira exibição foi para plateias muito distintas. Na mesma sala, estavam as pessoas que moram em Berlim, a imprensa, curadores de festivais, distribuidores… Acho que foi uma boa mistura porque tivemos uma reação muito boa e positiva.
Tem chances de ganhar algum prêmio? O filme foi apresentado na mostra Panorama e estamos concorrendo ao prêmio Teddy, que é dado a filmes com temática e personagens gays. Além disso, estamos concorrendo ao prêmio do público.
Como estão as negociações para o mercado estrangeiro? Sim, tivemos ofertas para o filme ser distribuído em oito países.
+ A Culpa É das Estrelas tem data de estreia no Brasil. Assista ao trailer
Como foi transformar a história de um curta num longa? Eu tive que repensar tudo para recriar a história. Com novos personagens e novos conflitos, foi possível preencher o tempo de um longa-metragem com a história de Leonardo se apaixonando. Agora, além da descoberta do amor, ele precisa lidar com a vontade de ser independente e poder fazer as coisas sozinho.
Quando será a estreia no Brasil? Hoje Eu Quero Voltar Sozinho será lançado dia 11 de abril. Antes, passa por outros dois festivais internacionais.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=1Wav5KjBHbI?feature=oembed&w=500&h=281%5D