Dois países europeus já marcaram reabertura dos cinemas
Nos Estados Unidos, a Cinemark também sinalizou com uma data para voltar à ativa
Os cinemas na Noruega vão reabrir os cinemas em 7 de maio, depois de serem fechados em 12 de março, quando o país entrou em um bloqueio parcial devido à pandemia de coronavírus, informou o site da Variety. Ao contrário da Suécia, em que os cinemas nunca foram obrigados a fechar durante a pandemia, a Noruega vai reabrir suas salas com algumas regras.
A primeira será limitar o número de 50 pessoas por sala e com um mínimo de 1 metrô de distância entre os espectadores, disse o porta-voz do Norwegian Film Institute. A decisão de reabrir ou não vai depender das redes exibidoras, já que não haverá estreias mundiais e terão de apresentar reprises de sucessos, como Parasita e 1917, além de filmes noruegueses. Outra pergunta que fica no ar: compensa para o cinema reabrir com apenas 50 pessoas por sala? Caso a pandemia regrida, a ideia é que, a partir de 15 de junho, o número de pessoas por sala passe para 200.
Outro país que já marcou a data de reabertura dos cinemas é a Suíça. Desde o dia 27 de abril, os suíços já estão podendo frequentar cabeleireiros e ir a clínicas de massagem e fisioterapia. Dia 11 de maio, comércio em geral, museus, bibliotecas e restaurantes (com quatro pessoas juntas, no máximo) também vão reabrir. Cinemas e teatros ficaram para 8 de junho.
Nos Estados Unidos, a Cinemark pretende voltar à ativa em 1º de julho, com distanciamento de pessoas entre as poltronas e sessões reduzidas. O governador do Texas, Greg Abbott, permitiu que cinemas e shoppings reabrissem nesta sexta (1º), com apenas 25% de sua capacidade, mas grandes redes, como Cinarmark e AMC, estão visando os lançamentos do verão americano, que inclui Tenet, de Christopher Nolan, no dia 17 de julho, e Mulan, no dia 24 de julho.
Quer me seguir nas redes sociais? Anote:
Facebook: facebook.com/paginadoblogdomiguel
Twitter: @miguelbarbieri
Instagram: miguelbarbieri
YouTube: Miguel Barbieri Jr.