Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Imagem Blog

Tudo Sobre Cinema

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Documentário registra a vida e a carreira de escritora lésbica

Na minha adolescência, duas escritoras brasileiras de livros eróticos estavam na boca do povo. Naquela época, tinha muita vontade de ler os textos de Cassandra Rios e Adelaide Carraro, mas, claro, suas publicações proibidas nunca chegaram às minhas mãos. Já adulto, passei a ter outros interesses e foi com muita curiosidade que assisti recentemente ao […]

Por Miguel Barbieri Jr.
8 nov 2013, 20h00 • Atualizado em 27 fev 2017, 00h21
 (/)
Continua após publicidade
  • Na minha adolescência, duas escritoras brasileiras de livros eróticos estavam na boca do povo. Naquela época, tinha muita vontade de ler os textos de Cassandra Rios e Adelaide Carraro, mas, claro, suas publicações proibidas nunca chegaram às minhas mãos. Já adulto, passei a ter outros interesses e foi com muita curiosidade que assisti recentemente ao documentário Cassandra Rios – A Safo de Perdizes. O filme terá duas exibições no Festival Mix Brasil: no domingo, dia 10, às 16h20, e na sexta-feira, dia 15, às 20h20, ambas no Centro Cultural São Paulo. No Rio de Janeiro, será na Casa de Cultura Laura Alvim, dia 21 de novembro, às 16h.

    Trata-se de um documentário curto e sem muitas ambições, dirigido por Hanna Korich, que foi atrás de amigos de Cassandra Rios (1932-2002) para explicar sua importância na cena literária homossexual da época. Um dos melhores depoimentos é o da atriz Nicole Puzzi, que estrelou dois longas-metragens extraídos de livros de Cassandra, Ariella (1980) e Tessa, a Gata (1982). Nicole tira Cassandra do armário dizendo que ela nunca negou ser lésbica, mas, na época da ditadura, era muito difícil assumir publicamente.

    Continua após a publicidade

    Outra entrevista bacana é de uma sobrinha de Cassandra, que despertou para a homossexualidade por meio dos livros da tia. A importância da escritora está presente em outras declarações. Cassandra, já em 1948, escreveu seu primeiro livro, Volúpia do Pecado, abordando o lesbianismo. Marcou uma época e ganhou fama de pornográfica por criações como A Tara, Muros Altos, Uma Mulher Diferente, Cabelos de Metal e A Borboleta Branca. Foi perseguida durante o período militar e teve seus livros censurados. Hoje, a maioria está fora de catálogo.

    Para quem perder as exibições no Mix, o DVD de Cassandra Rios – A Safo de Perdizes está à venda no site da editora Brejeira Malagueta, da própria cineasta em sociedade com Laura Bacellar. Para comprar, acesse o site https://www.editoramalagueta.com.br. Custa apenas R$ 5,00.

    Continua após a publicidade

    nicole-puzzi

    Nicole Puzzi estrelou dois filmes com texto de Cassandra Rios

    Gostou deste post? Então clique aqui e curta a minha página do blog no Facebook e tenha mais informações sobre cinema

    capa-dvd-cassandra1.indd

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do SP

    A partir de 35,90/mês