A história do personagem real que inspirou o filme ‘A Travessia’
Philippe Petit era para lá de corajoso

Grande parte da humanidade tem pavor de altura. Eu tenho. Jamais, por exemplo, faria um salto de paraquedas, ou escalaria o Everest (façanha mostrada no filme Evereste). Talvez por causa deste medo, Philippe Petit é, para mim, um dos homens mais corajosos da história. Sua trajetória é muito bem registrada no longa-metragem A Travessia, dirigido por Robert Zemeckis (de Náufrago e Forrest Gump).
Já conhecia as façanhas de Petit pelo ótimo documentário O Equilibrista, que ganhou o Oscar em 2008. Quem tiver a oportunidade de assistir ao registro real, vale a pena.
Mas o que fez Philippe Petit para ser tão especial assim? Sem dúvida, seu maior feito foi atravessar, na década de 70, o vão entre as torres gêmeas do World Trace Center, em Nova York. O equilibrista, com a ajuda de amigos e ilegalmente, estendeu um cabo de aço entre os imensos edifícios (417 metros), andou de um lado para o outro oito vezes e permaneceu suspenso no ar (e sem nenhum tipo de proteção) por 45 minutos. Era dia 7 de agosto de 1974 e ele tinha apenas 24 anos (no filme, Petit é interpretado pelo talentoso ator americano Joseph Gordon-Levitt).
Suas empreitadas em cima de um cabo e muito acima do solo não começaram aí. Ele já havia caminhado entre as torres da Catedral de Notre Dame e também na ponte da Baía de Sydney. Sua fama internacional, claro, veio com a apresentação em Nova York, tanto que Petit, desde então, escolheu os Estados Unidos como moradia fixa.
Suas para lá de corajosas performances sobre a corda não cessaram. Entre algumas lendárias estão a travessia do Rio Niagara, em 1986, e o caminho feito da Place du Trocadero ao segundo andar da Torre Eiffel, em 1994.
+ Dez atores cinquentões que esqueceram de envelhecer
+ Em vídeo: Dani Calabresa diz que prefere São Paulo ao Rio
+ Dez cinemas impressionantes ao redor do mundo
+ Confira seis transformações incríves de estrelas do cinema
Quer ter informações diárias sobre cinema? Então venha curtir a página do meu blog no Facebook. E me siga no Twitter