Cirque du Soleil: melhor ao vivo ou em TV 3D?
Vi, praticamente na mesma semana, o Cirque du Soleil ao vivo e trechos do Blu-ray em 3D de Cirque du Soleil – Outros Mundos. Quer saber qual eu gostei mais? Perguntinha difícil de responder. Acho que a comparação a ser feita é a mesma escolha entre cinema ou teatro. O cinema, através da câmera, te […]
Vi, praticamente na mesma semana, o Cirque du Soleil ao vivo e trechos do Blu-ray em 3D de Cirque du Soleil – Outros Mundos. Quer saber qual eu gostei mais? Perguntinha difícil de responder. Acho que a comparação a ser feita é a mesma escolha entre cinema ou teatro. O cinema, através da câmera, te aproxima das pessoas de um jeito muito particular – é a visão do diretor. O teatro é realista: com os atores presentes, a interação/emoção me parece mais “táctil”.
Produzido por James Cameron, Cirque du Soleil – Outros Mundos, que eu já tinha visto no cinema, traz apresentações de sete espetáculos da trupe canadense. Como o próprio Cameron diz numa entrevista, até mesmo da plateia o espectador não teria a perspectiva conseguida no filme. E ele está certíssimo. Gostei mais de rever os trechos de Kà, Mystère, Viva Elvis, entre outros, em casa, na minha TV em 3D. A proximidade é maior e os óculos domésticos não me incomodam tanto quanto os do cinema. Fiquei, mais uma vez, abismado com a força e a elasticidade dos acrobatas. Aliás, é, definitivamente, o que mais gosto no Cirque du Soleil. Em Corteo, o novo espetáculo do Cirque, que fica em cartaz até domingo, no parque Villa-Lobos, em São Paulo, eu dispensaria as supostas palhaçadas e a excentricidade “felliniana” (embora a anã voando em balões imensos é um dos pontos altos da apresentação).
Mas está nos números dos acrobatas (ou ginastas olímpicos, na minha opinião) o grande trunfo do Cirque. Tanto ao vivo quando no Blu-ray 3D, são eles que respondem pelos momentos de tirar o fôlego. Cirque du Soleil ao vivo ou na TV? Minha resposta é: se você gosta de teatro, pague para ver Corteo porque vale a pena; se sua praia é cinema, corra até a videolocadora mais próxima.
Veja alguns trechos do Blu-ray de Outros Mundos abaixo.
Gostou deste post? Então curta a minha página do blog no Facebook e tenha mais informações sobre cinema!
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=2C7gfjseqqU?feature=oembed&w=500&h=281%5D