Cinquenta Tons de Cinza: o filme é tão “quente” quanto o livro?
Talvez a pergunta que os milhões de fãs de Cinquenta Tons de Cinza estão fazendo é: o filme mantém o “calor” do livro? Eu vi ontem (10) numa sessão para a imprensa, mas só hoje (11) pudemos emitir qualquer tipo de opinião. A resposta para a própria pergunta que eu fiz é… “mais o menos”. […]
Talvez a pergunta que os milhões de fãs de Cinquenta Tons de Cinza estão fazendo é: o filme mantém o “calor” do livro? Eu vi ontem (10) numa sessão para a imprensa, mas só hoje (11) pudemos emitir qualquer tipo de opinião. A resposta para a própria pergunta que eu fiz é… “mais o menos”. Se fosse um termômetro, diria que a temperatura está morna.
A adaptação suprimiu algumas cenas de sexo, entre elas a do hotel na Georgia (a do absorvente, para ser mais claro), e eliminou partes mais, digamos, pesadas do livro (não há a sequência da introdução das bolinhas na vagina, por exemplo). São três cenas de sexo, duas delas bem bacanas e ousadíssimas para os padrões de Hollywood. Dakota Johnson aparece completamente nua, inclusive exibindo os pelos púbicos.
Jamie Dornan desfila em vários momentos sem camisa e com a calça arriada na cintura – a câmera mostra rapidamente seu bumbum e também alguns pelos púbicos – nu frontal, jamais! O chicotinho marca presença constante e o quarto vermelho da dor tem seus apetrechos filmados calmamente.
Desde a escolha do elenco, achei que Dornan seria melhor do que Dakota. Me enganei. Ela tem mais jogo de cintura e se entrega ao papel. Ele tem uma atuação “robótica” – seu Christian Grey é duro, aqui sem nenhuma dupla conotação. Mesmo como modelo de beleza, descrito pela personagem como um “deus grego”, Dornan, às vezes, decepciona. Percebi que seu olho esquerdo é mais fechado do que o direito – repare e veja se tenho razão.
Como foi modelo, inclusive das cuecas Calvin Klein, o cara sabe ser sensual – melhor até sem roupa do que vestido. Outra impressão que tive é que E.L. James, autora do livro, deve ter “tomado conta” das filmagens (ela é também produtora) e ficado em cima de tudo para ver se nada estaria fora do lugar. Resultou-se, então, num filme “arrumadinho”, para não decepcionar os fãs, porém sem a vibração erótica contida na literatura.
Atenção: vou responder perguntas dos fãs sobre o filme no Facebook. O evento será na quarta (11), às 19h, na fanpage de VEJA SÃO PAULO. Para confirmar presença, acesse o link. Te espero.
+ Já vi Cinquenta Tons de Cinza e respondo suas perguntas no Facebook. Saiba como participar
+ Confira a classificação indicativa de Cinquenta Tons de Cinza
+ Jennifer Lawrence posa nua com uma cobra enrolada no corpo
Quer ter informações diárias sobre cinema? Então venha curtir a página do meu blog no Facebook. E me siga no Twitter!