Cenário de vários filmes, a loja de brinquedos FAO Schwarz vai fechar as portas
Soube hoje (16) que a FAO Schwarz vai fechar as portas. Nova York e FAO são como café com leite e pão com manteiga e, quem visita a metrópole americana, tem de fazer uma passagem obrigatória pela encantadora loja de brinquedos. Localizada estrategicamente na Fifth Avenue e ao lado do Central Park, a FAO é […]
Soube hoje (16) que a FAO Schwarz vai fechar as portas. Nova York e FAO são como café com leite e pão com manteiga e, quem visita a metrópole americana, tem de fazer uma passagem obrigatória pela encantadora loja de brinquedos. Localizada estrategicamente na Fifth Avenue e ao lado do Central Park, a FAO é mais do que um comércio – é uma atração turística. Nas muitas vezes em que fui a Nova York, sempre passei pela FAO. Na maioria das visitas, não comprei nada. Só fiquei admirando seus imensos bichos de pelúcia, as coleções da Barbie, as últimas invenções para entreter a criançada e, claro, o balcão de guloseimas e seus doces coloridos de dar água na boca.
Fiquei triste ao saber que dia 15 de julho a FAO, no mesmo endereço da Quinta Avenida desde 1986, fecha as portas definitivamente. Motivo: aumento do aluguel na área mais cara das lojas de luxo de Manhattan. Mesmo quem não conhece a FAO, deve lembrar dela pelos filmes que foram rodados lá.
O mais célebre, sem dúvida, é Big – Quero Ser Grande. Nesta comédia 1988, o personagem de Tom Hanks vai até a loja e faz um número musical (veja abaixo), com Robert Loggia, em cima das teclas de um grande piano no chão – sim, ele existe e muita gente tira fotos para guardar de recordação.
A FAO também apareceu em Cuidado com as Gêmeas (1988), com Bette Midler; Poderosa Afrodite (1995), de Woody Allen; Presente de Grego (1995), com Diane Keaton; Esqueceram de Mim 2 (1992)… Mais recentemente, a FAO marcou grande presença em Os Smurfs (2011) na longa sequência em que os seres azuis visitam a loja.
Era um cenário marcante, um cartão-postal de Nova York que, daqui dois meses, vai permanecer apenas na lembrança.
+ Por onde anda Mel Gibson, protagonista dos três primeiros filmes da cinessérie Mad Max?
Leia também:
+ Confira o novo trailer e a data de estreia da animação Minions
+ Transformação de Charlize Theron surpreende em Mad Max – Estrada da Fúria
+ Cinemark vai exibir documentário inédito sobre Kurt Cobain, líder do Nirvana
Quer ter informações diárias sobre cinema? Então venha curtir a página do meu blog no Facebook. E me siga no Twitter!