Imagem Blog

Terraço Paulistano

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre artistas, políticos, atletas, modelos, empresários e pessoas de outras áreas que são destaque na cidade. Por Humberto Abdo.
Continua após publicidade

Tiago Leifert e Daiana Garbin realizam campanha De Olho nos Olhinhos

Médicos e profissionais de saúde irão participar de ações de conscientização sobre o retinoblastoma em doze shoppings paulistas

Por Humberto Abdo
21 set 2024, 14h32
Tiago Leifert e Daiana Garbin
Tiago Leifert e Daiana Garbin (Danilo Borges/Divulgação)
Continua após publicidade

O dia 21 de setembro é a data de mobilização nacional da terceira edição campanha De Olho nos Olhinhos, criada pelos jornalistas Daiana Garbin e Tiago Leifert, que tem o objetivo de conscientizar sobre os sinais e sintomas do retinoblastoma, câncer ocular que atinge crianças de 0 a 5 anos.

Neste sábado (21), o casal estará no Shopping Eldorado e no Shopping Taboão para conversar com o público e ajudar a disseminar informações sobre a doença com médicos voluntários e outros profissionais de saúde.

Em São Paulo, o evento ocorrerá das 10h às 22h, nos Shoppings Eldorado, Villa Lobos, Campo Limpo, Plaza Sul e Jardim Sul.

Além da capital paulista, as cidades de Campinas, Taboão da Serra, Franca, Bauru, Piracicaba, Araçatuba e Barueri também receberão atividades da campanha das 10h às 22h.

Continua após a publicidade

Aos 11 meses a filha do casal, Lua, foi diagnosticada já num estágio avançado da doença. Os pais decidiram falar publicamente sobre o diagnóstico para que outras famílias consigam chegar ao tratamento mais rapidamente do que Tiago e Daiana conseguiram com a pequena Lua. A campanha virou ONG para não só promover a conscientização sobre a doença e a importância do diagnóstico precoce, mas também trabalhando na prática, auxiliando famílias do Brasil inteiro a encontrar médicos, realizar exames e chegar aos centros de referência em caso de diagnóstico confirmado. 

Os sintomas mais comuns do retinoblastoma são a leucocoria, ou “olho de gato”, em que a pupila pode apresentar uma área branca e opaca no contato com o reflexo da luz, sendo visível em fotos tiradas com flash. Tremor nos olhos e alteração na posição dos olhos, como o desvio ocular (estrabismo) também são sinais que costumam aparecer. Em todos esses casos, a recomendação dos médicos é que a criança seja levada ao oftalmologista para a realização de exames completos.

A realização do Teste do Reflexo Vermelho (TRV), conhecido como o teste do olhinho, e as consultas oftalmológicas frequentes na primeira infância podem ajudar no diagnóstico da doença precocemente.  O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento e acompanhamento dos casos de retinoblastoma, de forma integral e gratuita.

Continua após a publicidade

+ Banca na Lapa vira ponto de encontro vendendo ‘um pouco de tudo’

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.