Sírio-Libanês inaugura laboratório avançado de análises clínicas
Com cerca de 1 100 metros quadrados, novo parque laboratorial recebeu investimento de 20 milhões de reais

O Hospital Sírio-Libanês começa a operar agora em novembro seu próprio Laboratório de Análises Clínicas, com um parque tecnológico e alto nível de automação integrado a sistemas inteligentes. O local foi desenvolvido para eliminar etapas de intervenções manuais, comumente encontradas na maioria dos laboratórios.
Uma amostra de paciente em atendimento no setor de emergência, por exemplo, chega ao laboratório e já inicia sua análise em questão de segundos. Isso é possível porque as amostras são conduzidas por um sistema tubular que está 100% conectado a uma esteira de equipamentos dedicados ao processamento de exames urgentes.
Além dos exames de urgência, o novo laboratório conta com uma Central Técnica Especializada no diagnóstico laboratorial de doenças infecciosas, hematológicas, oncológicas, metabólicas, autoimunes e alérgicas. Para isso, o Sírio-Libanês estabeleceu parcerias com empresas fabricantes de kits, sistemas e equipamentos e fornecedores de sistemas digitais e de robótica.
Os resultados dos exames são acompanhados por uma equipe de especialistas em análises clínicas, que também se dedicam a apoiar o médico assistente na investigação laboratorial de casos mais complexos. Assim, quando é necessário ampliar o leque de exames, o laboratório tem um sistema automatizado de armazenamento de 27 mil tubos por vários dias, tornando essas amostras acessíveis para inclusão de novos exames, evitando nova coleta.
Atualmente, o Sírio-Libanês processa entre 450 mil e 500 mil exames por mês em São Paulo.
O novo serviço de medicina laboratorial, assim como a nova unidade no Morumbi, que será inaugurada no primeiro semestre de 2025, fazem parte do plano de expansão da instituição, que planeja dobrar sua estrutura até 2030.
Com cerca de 1 100 metros quadrados, o novo parque laboratorial recebeu um investimento de 20 milhões de reais.