Ronie Rodrigues lança ‘livro-performance’ em evento na Megafauna
Título tem participação de Marcia Tiburi e Aline Bei
A Livraria Megafauna conduz nesta sexta (2), às 19h, o lançamento de João (Telaranha, 74 reais), romance do artista transdisciplinar e professor de língua francesa Ronie Rodrigues. O evento terá uma leitura performativa do autor com a participação da artista visual Marcia Tiburi e da escritora Aline Bei.
João surgiu do processo de apagamento de Harmada (Francis, 2003), do escritor João Gilberto Noll. Em um experimento de escrita, Rodrigues se dedicou a apagar, com um corretivo, as palavras do livro de um de seus autores preferidos, poupando algumas que, após terem suas páginas arrancadas e trocadas de lugar, formariam um novo romance.
A ideia era se desafiar a escrever sem adicionar nenhuma palavra ao texto, apenas retirar.
O livro Harmada, escolhido como matéria-prima do experimento, está no ranking dos 100 livros essenciais da literatura brasileira da revista Bravo! e foi adaptado para o cinema em 2003, sob a direção de Maurice Capovilla. O autor, João Gilberto Noll, recebeu uma série de prêmios literários, como o Prêmio ABL de Ficção romance teatro e conto, o Prêmio Associação Paulista dos Críticos de Arte, além de sete Jabutis.
Segundo Rodrigues, a escolha da obra não foi totalmente consciente, mas aconteceu pelo apreço que o autor curitibano já possuía pela escrita de Noll.
O processo de destruição e criação seguiu padrões criados por Rodrigues: não podia inserir palavras, nem sinais, apenas eliminar; e não podia apagar o nome João. Dessa forma, Gilberto Noll foi apagado para dar lugar a João, romance assombrado pelo fantasma de violência, erotismo e ternura característicos da escrita de Noll.
Lançamento de João + bate-papo com Ronie Rodrigues, Marcia Tiburi e Aline Bei
Livraria Megafauna. Edifício Copan, Avenida Ipiranga, 200 (loja 53), República. Sexta (2), 19h.
+ Guto Lacaz é tema de mostra panorâmica no Itaú Cultural