Rita Lobo lança livro com receitas fáceis para quem mora sozinho
Confira uma receita de galinhada de cuscuz marroquino, que suja só uma panela

Sem ânimo para cozinhar? Em 5 de outubro, na Livraria da Vila, nos Jardins, a chef Rita Lobo, 44, lança Alimentação Saudável para Quem Mora Sozinho, um guia com dicas e pratos práticos e rápidos. Trata-se da terceira obra da coleção Já pra Cozinha, da Editora Senac. O último título deverá estar nas prateleiras em 2020, com receitas para crianças. “Cuidar da alimentação e fazer a própria comida é tão importante quanto dedicar um tempo ao trabalho e ao lazer”, acredita Rita. “Consumir industrializados por pura preguiça é um horror para a saúde.” A seguir, aprenda a fazer uma galinhada de cuscuz marroquino. Fica pronta em vinte minutos e, o melhor, suja só uma panela.
Ingredientes:
2 bifes de frango
1/3 xícara (chá) de cuscuz marroquino
1 tomate
4 quiabos (dá para trocar por ervilha-torta ou vagem)
1/2 cebola
1 dente de alho
1/2 xícara (chá) de água
1/4 de cominho em pó (ou coentro em pó)
1 pitada de cúrcuma
caldo de 1/2 limão
azeite, sal e pimenta do reino a gosto
folhas de coentro (ou cebolinha picada) a gosto para servir
Como fazer:
- Corte os fifes de frango na metade, no sentido do comprimento, e as metades, em tiras de 1 centímetro. Transfira para uma tigela, tempere com sal e pimenta do reino a gosto e deixe em temperatura ambiente enquanto prepara os outros ingredientes – o frango não deve estar gelado na hora de ir para a frigideira
- Lave e seque o tomate e os quiabos. Corte o tomate ao meio, descarte as sementes e corte cada metade em cubos pequenos. Descarte o cabinho dos quiabos e fatie cada um em rodelas de 1 centímetro. Descasque e pique fino a cebola e o alho.
- Leve uma frigideira média ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 1/2 colher de sopa de azeite, acrescente as tiras de frango e deixe dourar por 3 minutos, mexendo de vez em quando. Enquanto isso, numa chaleira, leve pouco mais de 1/2 xícara de chá de água para ferver.
- Acrescente mais 1/2 colher de sopa de azeite, junte a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue com o frango por 2 minutos até murchar. Adicione o tomate e mexa por mais 2 minutos.
- Adicione o alho, tempere com a cúrcuma e o cominho e misture bem. Junte o quiabo e deixe cozinhar por mais 1 minutos, mexendo de vez em quando- evite mexer muito para que o quiabo não solte muita baba.
- Por último, junte o cuscuz marroquino, tempere com 1/4 colher de chá de sal e misture bem. Meça 1/2 xícara de chá de água fervente, regue sobre o cuscuz e misture delicadamente. Desligue o fogo, tampe a frigideira e deixe o cuscuz hidratar por 5 minutos.
- Solte o cuscuz marroquino com um garfo, finalize com o caldo de limão, as folhas de coentro e sirva a seguir.
Para facilitar a vida: Se eu tivesse que comprar apenas uma panela, seria uma frigideira de bodas altas. Ela é aberta o bastante para fritar um bife sem acumular líquido – o que faria a carne virar uma sola de sapato – e, ao mesmo tempo, tem profundidade suficiente para fazer preparações com molho ou que precisem dde líquido para cozinhar. Ou seja, serve como panela e como frigideira.
Publicado em VEJA SÃO PAULO de 18 de setembro de 2019, edição nº 2652.