Publicitários fazem sucesso com podcast sobre cultura e militância LGBT+
"Nosso objetivo é continuar recebendo recados como ‘consegui sair do armário por causa de vocês’”, diz um dos integrantes do POC de Cultura
Quatro publicitários comandam o POC de Cultura, podcast semanal dedicado ao universo LGBT+. “Incluindo assuntos que nem todo mundo abraça”, destaca Filipe Bortolotto, um dos integrantes. Entre conversas e entrevistas com convidados, o grupo já discutiu temas como indígenas LGBTs, machismo e visibilidade trans e tem entre 45 000 e 60 000 ouvintes por mês. Assuntos pesados tratados de forma leve definem parte do conteúdo, segundo eles, que começaram o projeto sentados em roda, no chão do quarto, com um microfone improvisado dentro de uma caneca. Após noventa episódios — e melhorias nos equipamentos —, o quarteto conquistou ouvintes de várias regiões do país. “Já encontrei um seguidor do interior do Pará e ele tremia, dizendo como gostava do programa”, admira-se Hilário Júnior, membro do podcast. Também notaram maior audiência do público feminino. “Criticar o comportamento heteronormativo é meu esporte favorito”, brinca Caco Baptista. “E esse lado problematizador nos ajuda a ter um público que não é necessariamente gay.” Em setembro, eles planejam uma nova série em áudio sobre a história do movimento LGBT no Brasil — “orgulho tupiniquim, não pride” — e negociam a presença de Xuxa Meneghel para um dos próximos episódios. “Existem podcasts LGBTs que falam de diva pop o tempo todo”, critica José Melo. “Nunca seremos os mais ouvidos do Brasil, mas nosso objetivo é continuar recebendo recados como ‘consegui sair do armário por causa de vocês’.”
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Publicado em VEJA SÃO PAULO de 19 de agosto de 2020, edição nº 2700.