Professora coordena programa de leitura em Paraisópolis
Após se alfabetizar com nove anos, Luana Andrade se apaixonou pela leitura e hoje compartilha o conhecimento com crianças e adolescentes da comunidade
“Só entrei em uma biblioteca quando estava no terceiro ano do ensino médio”, conta a professora e pedagoga Luana Andrade, que hoje comanda aulas de leitura e literatura para jovens em Paraisópolis. Centenas já passaram pelo programa.
Filha de uma paraibana com um carioca, Luana só aprendeu a ler aos nove anos, mas foi incentivada a seguir os estudos e se apaixonou pela área da educação. Há dez anos, ensina jovens da comunidade a ter afinidade com a leitura na iniciativa que faz parte do programa Pró Jovens, da organização da sociedade civil Pró-Saber SP.
Na dinâmica das aulas, os jovens leem um livro por mês, com títulos que conversam com a realidade de onde vivem. Entre os favoritos estão Estação Carandiru, de Dráuzio Varela, Por Que Não Dancei, de Esmeralda Ortiz, e A Vida na Porta da Geladeira, de Alice Kuipers.
“Quando eles percebem que as atividades não vão valer nota e que não existe um ‘certo’ ou ‘errado’, automaticamente se interessam mais”, observa. Em um dos módulos do programa, os alunos são convidados a ler uma autobiografia famosa para aprenderem a escrever a sua própria – e o livro da vez conta a história do Tim Maia. “Os jovens têm uma agilidade de pensar que me energiza. Gosto de ver o prazer que eles têm a cada descoberta.”
Para mais novidades e destaques paulistanos, siga Humberto Abdo no Instagram e no Twitter.
+Assine a Vejinha a partir de 9,90.