Peixe inflável com 30 metros de comprimento navegará pelo Rio Tietê
Obra do artista plástico Eduardo Srur é um alerta para a poluição das águas e estará exposta a partir do dia 16

Não estranhe se, a partir da próxima segunda (16), você avistar um pintado inflável gigante “nadando” pelo Rio Tietê. A obra com mais de 30 metros de comprimento é uma criação do artista plástico Eduardo Srur, um alerta sobre a poluição da águas e um manifesto para a recuperação do rio.
Segundo o artista, a exposição simbolizará o fenômeno da piracema, que na língua tupi significa “subida do peixe”, quando o mesmo nada contra a correnteza para perpetuar a espécie.
“O rio Tietê corre para o interior e foi fundamental para os índios e bandeirantes, assim como na formação da própria cidade de São Paulo. O ‘pintado’ nos lembrará das cores e formas perdidas do verdadeiro Tietê e também de um futuro com mais oxigênio. Por isso, sua enorme boca aberta querendo respirar”, diz Srur.
A intervenção permanecerá até 22 de setembro, quando se celebra o dia do Rio Tietê. Nessa data, Srur programa navegar junto com a obra. “O rio é navegável e isso traria integração com o cotidiano da cidade. Desconfio que o ‘pintado’ chegará antes a seu destino que milhares de motoristas presos no trânsito das marginais. ”