Paulista faz sucesso no Japão com artes em tênis
Sancler Graffit, que já fez designs para famosos como Anderson Silva, ganhou espaço em mostra no Museu de Tóquio e terá outras exposições no país asiático
De Mogi Mirim, interior de São Paulo, hoje o artista Sancler Graffit, 37, faz sucesso no Japão com obras estampadas não em quadros, mas em pares de tênis. Aos 14 anos, suas pinturas já decoravam capacetes, motos e carros customizados em sua primeira oficina. “Meu pai me dava manuais de estudante com fotos de pessoas importantes e eu não estudava nada, só reproduzia os desenhos no papel. Naquela época, trabalhei até na roça colhendo algodão”, relembra.
Enquanto conquistava clientes no bairro, foi a paixão pelo boxe, seu outro talento, que o levou a aceitar um convite para morar do outro lado do planeta. “Ganhava uma mixaria, mas fiz muitos contatos.” Mais tarde, a experiência internacional lhe trouxe clientes como o ex-lutador de UFC Anderson Silva e Muggsy Bogues, ex-jogador do time de basquete Charlotte Hornets. “Fico impressionado com jogador me mandando mensagem, preciso me segurar para não tietar na hora do business.”
Este ano, ele ganhou destaque ao estrear no Museu de Tóquio com seis quadros para a primeira mostra pós-pandemia do local — e, no próximo mês, as obras serão exibidas em Yokohama com tênis assinados por ele. “Meu sonho é que um dia as escolas citem meu nome como o cara que conseguiu levar os sneakers para dentro dos museus.”
+Assine a Vejinha a partir de 8,90.
Publicado em VEJA São Paulo de 14 de julho de 2021, edição nº 2746