Imagem Blog

Terraço Paulistano

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre artistas, políticos, atletas, modelos, empresários e pessoas de outras áreas que são destaque na cidade. Por Humberto Abdo.

Nova Casa da Arquitetura recupera acervos raros em São Paulo

Espaço na Residência João Marino será usado para preservar e digitalizar arquivos importantes da arquitetura moderna brasileira

Por Humberto Abdo
1 fev 2025, 08h00
Moça de calça roxa e moço sentado ao lado, ela apoiada em grande porta de vidro
Casa aberta: projeto Camp liderado por Débora e Rafael (Nina Jacobi/Veja SP)
Continua após publicidade

Uma residência “flutuante” na região de Cidade Jardim será transformada na sede da nova Casa da Arquitetura Moderna Paulista (Camp). Suspensa por vigas de concreto, a Residência João Marino foi projetada por Sylvio Sawaya em 1969 e agora será usada para acolher e preservar arquivos da arquitetura moderna brasileira — todos disponíveis gratuitamente em uma plataforma on-line.

São poucas as faculdades que recebem essas coleções hoje, segundo Rafael D’Andrea, 34, CEO da Camp e fotógrafo de arquitetura. “E muitas delas estão se perdendo. Já salvei o acervo de um grande arquiteto que estava jogado no chão da casa dele, fechada há quinze anos”, conta sem revelar o nome.

Várias doações e empréstimos já estão chegando ao local, como os materiais de toda a trajetória de Francisco Segnini Jr. e um croqui inédito de Paulo Mendes da Rocha (1928- 2021).

Para manter as operações com uma equipe de restauro e digitalização, eles planejam promover workshops, eventos e uma Semana da Arquitetura Moderna. A partir de março, o local ficará aberto para visitação por agendamento.

Triagem e catalogação de imagens da casa de Abilio Diniz
Triagem e catalogação de imagens da casa de Abilio Diniz (Nina Jacobi/Veja SP)
Continua após a publicidade

Tombada pelo patrimônio histórico, a propriedade foi por muitos anos o lar da família de Débora Lima, 50. “As crianças pulavam na piscina pela porta da sala e às vezes os pais iam junto”, relembra o economista Fernando Hormain, 54, ex-marido de Débora e grande apoiador da iniciativa.

Repletos de cores, os móveis de design e as obras de arte garimpados pelos dois ao longo dos anos ainda decoram a casa, uma joia brutalista restaurada pela antiga moradora, que também comanda o novo projeto com Rafael.

“O Brasil teve uma explosão de descobertas recentes do movimento moderno e existe muito material maravilhoso (desse período). Parece que estamos começando no momento certo”, completa ela.

Continua após a publicidade
Estudos de fachadas das primeiras lojas do McDonald’s no Brasil: projeto de José Carlos Bellucci (1934-2017)
Estudos de fachadas das primeiras lojas do McDonald’s no Brasil: projeto de José Carlos Bellucci (1934-2017) (Nina Jacobi/Veja SP)

Publicado em VEJA São Paulo de 31 de janeiro de 2025, edição nº 2929

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.