Marta Suplicy organiza megaevento para Dia da Consciência Negra
Espaços temáticos vão retratar as "histórias de negros brasileiros que não estão nos livros escolares", disse a ex-senadora com exclusividade à coluna
Mais de 100 estandes temáticos farão parte de um megaevento sobre a cultura negra brasileira no Pavilhão do Anhembi. O projeto é uma iniciativa da ex-senadora Marta Suplicy, atual secretária de Relações Internacionais da prefeitura de São Paulo, e será aberto ao público nos dias 20 e 21 de novembro em homenagem ao Dia da Consciência Negra.
“A alma do evento será a contribuição do negro no Brasil. Eles construíram a riqueza paulistana com seus braços nas fazendas do interior paulista e tudo isso tem que ser resgatado”, resume Marta, que contou com a ajuda da assessora Adriana Vasconcellos. “Eu disse a ela: agora você vai me ajudar a colocar os pilares mais importantes e pensar em tudo o que for fora da casinha, porque não adianta fazer um evento onde as pessoas negras não vão se sentir representadas.”
O estágio seguinte foi convidar o carnavalesco André Rodrigues para compor os elementos da cultura negra e africana no espaço e incluir referências da trajetória do carnaval. “Só que em vez de carros alegóricos, teremos alamedas divididas em temas como cultura, empreendedorismo e a mulher negra.”
A I Expo Internacional da Consciência Negra, como será chamada, terá dois dias de visitação gratuita, com capacidade para cerca de 5 000 pessoas por dia. No dia 22 de novembro, o local terá palestras e presença de empresas africanas. “Em termos de negócios, eles têm uma pujança que vai muito além da miséria e fome da qual ouvimos falar tanto”, diz. A ideia será, sobretudo, destacar grandes figuras da cultura negra que marcaram o país. “Histórias essas que não estão nos livros escolares.”
+Assine a Vejinha a partir de 8,90.