Marcelo D2 faz roda de samba pelos canais de Amsterdã
Com evento simultâneo em São Paulo, ação da Amstel celebra o "Carnaval holandês"

O cantor Marcelo D2 comandou neste sábado (26) uma roda de samba dentro de um barco pelos canais de Amsterdã. A ação foi promovida pela Amstel para o King’s Day, feriado nacional em celebração ao aniversário do rei Willem-Alexander.
Durante o passeio de quase quatro horas, D2 tocou clássicos como Não Deixa o Samba Morrer, Vou Festejar e O Show Tem que Continuar em meio ao congestionamento de barcos — com direito a um barco lotado de brasileiros, por coincidência, bem ao lado.


“Amsterdã é como se fosse minha segunda casa. Quando saí do Brasil pela primeira vez, em 1995, aqui foi o primeiro lugar que visitei”, conta. E quais as lembranças dessa viagem? “Não lembro de p**** nenhuma”, brinca. “Foi um choque saber que o mundo era maior que aquele bairro que eu vivia.” Desde então, o artista já se apresentou em 37 países.
“Tenho feito muito laboratório musical nos últimos meses e essa é mais uma chance de experimentar essa sonoridade que estou buscando.”
Onda laranja

Desde o ano passado, o evento também é realizado pela Amstel em São Paulo. Na região do Rio Pinheiros, dentro do Parque Cândido Portinari, a edição deste ano acontece neste sábado (26) e domingo (27) e no próximo fim de semana, nos dias 3 e 4 de maio.
A convite da marca, visitei o país para acompanhar o dia mais agitado da capital holandesa. Com ares de Carnaval, as ruas ficam tomadas por locais e turistas vestidos com a cor laranja, em referência à família real.
As festas a céu aberto acontecem a cada esquina e, em alguns casos, os próprios moradores começam a discotecar na porta de casa. Outro costume é a venda de itens usados, expostos em araras e no chão, além das barracas com quitutes típicos como stroopwafels e os laugenbrezels, um tipo de pretzel.
“O consumidor teve um primeiro contato com o King’s Day quando fizemos uma iniciativa em 2019 na Praça Victor Civita”, diz Guilherme Bailão, diretor de experiência de marca do Grupo Heineken. “Fazendo esse link com o Carnaval e o samba do Brasil, a gente acredita que o entendimento [sobre o feriado holandês] vai ficar ainda mais direto.”
Os quatro dias de celebração do King’s Day em São Paulo serão gratuitos e a retirada dos ingressos deve ser realizada no site da Amstel. Ao clicar em “ingressos aqui”, o usuário é direcionado para a plataforma da Sympla. Os ingressos para este primeiro fim de semana já estão esgotados.
