Lucas Moraes vence Rally de Portugal e se aproxima de mundial
Tricampeão do Sertões, ele já fez história no Dakar e agora busca consolidar o Brasil no off-road

Lucas Moraes segue acumulando conquistas que colocam seu nome entre os grandes do automobilismo off-road. No último fim de semana, o piloto brasileiro venceu o Rally de Portugal, quarta e penúltima etapa do Campeonato Mundial de Rally-Raid (W2RC), competição conhecida como a “Fórmula 1 do off-road”.
Próximas etapas
Com o resultado, ele segue firme na briga por um título inédito para o Brasil, enfrentando nomes de peso como Nasser Al-Attiyah, Sebastien Loeb e Mattias Ekström.
Aos 35 anos, Moraes já havia feito história ao se tornar o primeiro brasileiro a vencer uma especial do Dakar e a subir no pódio geral da prova, em 2023.
Mudanças de rota
A trajetória do paulista é marcada por resiliência: do motocross interrompido por lesão ainda na adolescência, ao retorno às pistas em 2018, quando estreou no Rally dos Sertões.
Três vezes campeão da prova, ele hoje é piloto de fábrica da Toyota Gazoo Racing e acumula vitórias em palcos como Marrocos, Argentina, Abu Dhabi e Dakar.
“Manter a concentração por tantas horas e por vários dias seguidos é a parte mais complexa”, conta. “Gosto muito do processo, acho que sucesso não está no equilíbrio e vem mesmo do desequilíbrio, por tem que fazer mais que seus concorrentes.”
Agora, a meta é clara: lutar pelo campeonato mundial e seguir em preparação para o Marrocos. A última etapa ocorre entre 10 e 17 de outubro de 2025