Élon Brasil exibe mostra itinerante com quadros inéditos pela Europa
Morador da capital paulista, o artista plástico retorna ao continente após doze anos
Sem pisar na Europa por doze anos, Élon Brasil retorna ao continente onde se consolidou como artista plástico. Doze quadros inéditos serão exibidos em uma mostra itinerante que passará por países como Portugal e França.
“Mesmo aos 66 anos, sempre estamos em transformação e sinto que iniciei o processo de me reinventar”, define ele, que teve obra comprada pelo ator Samuel L. Jackson. Nascido em Niterói, Élon mora desde os 10 anos em São Paulo e tem trabalhos no acervo da Pinacoteca e do Museu de Arte Contemporânea da USP. Todos são inspirados nas suas visitas a povos africanos, em países como Benin e Gana, e a tribos indígenas no Brasil.
“Aos 30 e poucos anos, peguei minha mochila e fui vivendo da pintura pelo caminho. Cheguei a Manaus, onde conheci um caboclo que me levou até uma aldeia e ficou de me apanhar em quinze dias”, conta. “O motor do barco dele quebrou e não consegui sair de lá durante três meses. Cacei com os índios, tomei banho de rio e morei em uma oca. Voltei a São Paulo entusiasmado por ter conhecido uma realidade nova.”
Publicado em VEJA São Paulo de 26 de abril de 2024, edição nº 2890