Clube Redoma abre as portas no Bixiga com rodas de samba e festas latinas
Espaço com ares de balada ocupa antigo endereço do Mundo Pensante
Com rodas de samba e noites de música latina e brasileira, um novo espaço cultural abre as portas neste sábado (5) na região do Bixiga. Ao lado do bar Funilaria, o Clube Redoma ocupa o antigo endereço do Mundo Pensante, na Rua Treze de Maio, com capacidade para 180 pessoas e um pequeno palco para shows e apresentações.
Sob o comando dos sócios Leandro Pardí, criador da festa Pardieiro, e Paulo Papaleo, proprietário do Grupo Mundo Pensante, a novidade se inspira no formato de clubes e baladas de Buenos Aires. “Até então, a casa estava sendo usada pela Vai-Vai para guardar instrumentos e prêmios durante a pandemia. Para reativar o local, pensamos nesse conceito de clube cultural”, explica Leandro. “É uma mistura de festas, oficinas e workshops em um único espaço multifuncional.”
A empreitada será uma mudança de ares para Leandro, que sempre foi DJ e produtor em São Paulo. “Devo meu início de carreira ao DJ André Pomba, que faleceu recentemente. Foi ele quem me colocou para tocar nas festas quando eu ainda tinha 18 anos”, relembra. “Sempre fiz parte da festa, do coletivo, do bloco… Agora troquei o lado do balcão e os desafios mudam.” Um dos principais foi a reforma, com investimento de cerca de 200 000 reais. “Quando chegamos, não tinha nem um fio, então tivemos que refazer tudo.”
Após a inauguração, conduzida pelo grupo Samba pros Orixás, a ideia da dupla é organizar uma programação com coletivos e “fazedores” de cultura, incluindo cursos de filosofia e oficinas de música e dança, como percussão, voguing e movimentos africanos — a agenda noturna ficará reservada para sextas e sábados, e projetos especiais acontecerão às quartas e quintas.
Para o cardápio, planejam servir drinques sazonais, sempre inspirados em ciclos astrológicos. “Como abrimos em agosto, o primeiro vai ser o leonino, com vodca, Campari e suco de tangerina”, adianta. “Nossa vontade é criar uma noite de aconchego e pistinha para artistas marginalizados, com grupos LGBTs, latinos, negros e autorais.”
Rua Treze de Maio, 825, Bixiga. Com acesso a cadeirantes. Sábado (5), 22h. @redomabixiga
Publicado em VEJA São Paulo de 9 de agosto de 2023, edição nº 2853