Claudia Raia: “Estou descobrindo agora quem quero ser”
Atriz retrata a experiência da menopausa em espetáculo ao lado do marido, Jarbas Homem de Mello

Após seis meses de apresentações em Portugal, Claudia Raia, 58, fará uma temporada de Cenas da Menopausa em São Paulo. A partir de 12 de junho, no Teatro Claro Mais, a atriz contracena ao lado do marido, Jarbas Homem de Mello, que também dirige a peça.
“Em um determinado momento do espetáculo, eu peço licença para contar sobre a minha menopausa e me vulnerabilizar em frente ao público. Isso nos aproxima e fazemos uma roda de conversas que dura até quarenta minutos porque as mulheres querem falar o que nunca conseguiram antes”, diz Claudia.
“Durante os ensaios, minha vida virou de cabeça para baixo e voltei a sentir todos os sintomas de novo porque comecei a ver minha história refletida nas personagens.”

Qual foi o melhor conselho que você já recebeu?
Da minha mãe: “Preste bem atenção em quem é realmente seu amigo, deixe de ligar para as pessoas para ver quem é que vai te ligar”.
Qual é o boato mais bizarro que já ouviu sobre você?
Boato? “Ah, ela é filha da Lei Rouanet! Ela rouba dinheiro público!” Uma das coisas mais bizarras que já ouvi, eu que produzi minha vida inteira ali na luta.
O que você faria se pudesse circular por 24 horas sem ser reconhecida?
Iria na Liberdade. Na pandemia de boné e máscara, mudando a voz, eu consegui andar por lá. Era uma coisa que eu queria fazer há anos. E na 25 de Março! São dois lugares que eu amo.
Você já descobriu quem você é?
Estou descobrindo agora quem eu quero ser. Quero ser uma mulher um pouco mais calma, aprender a não mexer no que não posso mudar e não me esforçar para ajudar quem não está pedindo ajuda. Quero aprender a me dar limites.

Publicado em VEJA São Paulo de 16 de maio de 2025, edição nº 2944