Cassetas lamentam oito anos da morte de Bussunda
Por Jussara Soares Integrantes do extinto humorístico Casseta e Planeta, da Rede Globo, lamentaram os oito anos da morte de Bussunda, que faleceu durante a cobertura Copa do Mundo da Alemanha. Um dos cassetas mais queridos, Bussunda tinha como um dos principais personagens a imitação do ex-jogador Ronaldo Fenômeno e fez sucesso fazendo cobertura […]
Por Jussara Soares
Integrantes do extinto humorístico Casseta e Planeta, da Rede Globo, lamentaram os oito anos da morte de Bussunda, que faleceu durante a cobertura Copa do Mundo da Alemanha. Um dos cassetas mais queridos, Bussunda tinha como um dos principais personagens a imitação do ex-jogador Ronaldo Fenômeno e fez sucesso fazendo cobertura dos bastidores da seleção nas copas de 1994 e 1998.
Nesta terça pela manhã, o colega de programa e amigo desde a adolescência, o humorista Cláudio Manoel, homenageou Bussunda com uma foto publicada no Facebook. “Essa foi a nossa última foto juntos (uma entre as infinitas que tiramos desde a adolescência). Era o intervalo de uma gravação em Berlim, na Copa de 2006, pouco antes de irmos para Munique, pouco antes do dia 17 de junho. Foi nesse dia que tudo mudou. Nesse dia, acordei com a notícia que ele tinha tido uma parada cardíaca. Entrei correndo no quarto dele (que era em frente ao meu), a equipe médica alemã que tinha sido chamada, atuava com urgência e ninguém notou, por alguns segundos, minha presença. Me expulsaram dali, mas dali nunca consegui sair. Até hoje lembro cada detalhe. Hoje faz 8 anos. Mas mesmo que passassem 800, jamais vou esquecer esse cara, jamais ele vai parar de fazer falta, jamais vou esquecer aquela dor”, escreveu Cláudio Manoel.
Em entrevista ao blog, o humorista se lembrou dos últimos momentos de Bussunda antes de sofrer um infarto. “Ele me dizia: ‘Como eu gosto de Copa do Mundo. É a minha Disney’”, contou. Por causa do mundial, segundo o amigo, Bussunda também negligenciou a saúde e evitou procurar o médico quando sentiu as primeiras dores no peito na Alemanha. “Eu me pego vendo futebol e quero comentar com ela, mas sendo Copa e no Brasil é ainda mais difícil”, lamentou Cláudio Manoel.
Helio de La Penã e Beto Silva estão no Castelão para a partida de Brasil e México e fizeram questão de se lembrar do amigo. “A saudade é grande. Mas estou agora onde ele certamente estaria hoje. Tua cadeira está ao nosso lado, Bussunda”, escreveu de La Penã ao blog.
A única mulher da trupe dos cassetas, Maria Paula, também assistirá ao jogo entre Brasil e México com o coração apertado de saudade. “É um dia de uma saudade enorme. Se ele estivesse aqui, certamente estaríamos juntos. Ou ele estaria na minha casa, ou eu na dele. Ou teríamos indo para algum lugar torcer”, disse. Apesar de já fazer oito anos da morte do humorista, a companheira de elenco diz que ele ainda é um ícone. “Bussunda é o Bob Marley brasileiro. É um ícone. Todo mundo ainda pergunta sobre ele.”