Casa Museu Ema Klabin terá reforma com novo pavilhão e café no jardim
Em processo de captação de recursos, projeto vai custar cerca de 7 milhões de reais e local promete dobrar de tamanho
Com acervo de mais de 1 500 obras na região do Jardim Europa, a Casa Museu Ema Klabin dará início a um longo processo de ampliação e reforma previsto para ser concluído em 2025. Com direito a café no jardim, um novo prédio e uma sala multiúso para exposições temporárias, o projeto desenhado pelo arquiteto Pedro Mendes da Rocha (filho de Paulo) contempla um pavilhão de dois andares que será erguido ao lado da casa para abrigar salas de reunião e área técnica.
“Começamos tudo há cinco anos ao convidar o Pedro, que mantém o pensamento de não intervir na construção histórica de um ambiente e usá-lo de forma a trazer mais conforto”, resume a superintendente Fernanda Guimarães.
A partir dessa proposta, o local vai perder apenas algumas paredes para ampliar o espaço expositivo, que hoje é ocupado em parte pelo escritório. Com o edifício ao lado, os funcionários terão uma nova área de trabalho e a casa passará a ser inteiramente reservada ao acervo.
+ Shopping Cidade Jardim inaugura espaço com lojas de casa e decoração
“A moradora, Ema Klabin, sempre teve a intenção de transformar o endereço em um centro cultural, que até então precisava de alguns ajustes para atender melhor essas funções.”
Em processo de captação de recursos, as mudanças deverão custar cerca de 7 milhões de reais no total. “Ainda não decidimos se vamos manter tudo em funcionamento quando as obras começarem, acho que vai depender do barulho”, pondera.
Em frente ao jardim tombado, o café promete atrair ainda mais visitantes, acredita ela — por enquanto, as únicas opções gastronômicas são as barracas do Bazar da Cidade, organizado no gramado sem uma periodicidade definida.
+ Arezzo&Co inaugura espaço dentro da NK Store em São Paulo
“Hoje em dia não temos nenhum lugar para as pessoas beberem e se alimentarem, o que faz muita diferença. Depois de passarmos dez anos com as portas abertas ao público, sentimos essa necessidade de fazer uma reforma que valorizasse todas as funções da casa.”
Para mais novidades e destaques paulistanos, siga Humberto Abdo no Instagram e no Twitter.
Publicado em VEJA São Paulo de 29 de março de 2023, edição nº 2834
+Assine a Vejinha a partir de 9,90.