Imagem Blog

Terraço Paulistano Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO

Notas exclusivas sobre artistas, políticos, atletas, modelos, empresários e pessoas de outras áreas que são destaque na cidade. Por Humberto Abdo.
Continua após publicidade

Casa de leilões Blombô ganha espaço expositivo aberto ao público

Com obras de Di Cavalcanti e Yayoi Kusama em exibição, empresa muda de endereço e dobra de tamanho

Por Humberto Abdo
Atualizado em 8 set 2023, 12h10 - Publicado em 8 set 2023, 06h00

Com quadros raros e leilões milionários no portfólio, a Galeria Blombô vai dobrar de tamanho. Instalada no Jardim Europa, a casa de leilões passará a ter 450 metros quadrados e espaço para exibir as obras de arte antes de serem arrematadas.

“A rua e o bairro ainda serão os mesmos, mas faltava ter essa área expositiva maior para os clientes”, diz a CEO Lizandra Alvim, 51. Em média, ela organiza uma exposição por mês, com alguns acervos compostos por até 200 itens.

A 100 metros do antigo endereço, o local será inaugurado neste mês com uma coleção de arte moderna e contemporânea, que inclui quadros de Di Cavalcanti, Alberto da Veiga Guignard e Yayoi Kusama, artista plástica japonesa que emprestou seu olhar criativo à recente coleção da grife Louis Vuitton, com bolsas repletas de bolinhas coloridas.

“Conseguimos esses lotes no início deste ano e vimos que as obras tinham dimensões bem grandes”, conta. “Em vez de acomodar tudo no nosso depósito, por que não encontrar um lugar novo para exibir todas elas?”

+ Bienal reúne mais de 300 artistas no Pavilhão do Ibirapuera

Continua após a publicidade

Ex-representante da prestigiada casa de leilões Christie’s no Brasil, Lizandra começou o próprio negócio dando foco ao marketplace e aos leilões virtuais. “Não era algo que existia no Brasil, mas eu sempre vendia obras sem os clientes verem (presencialmente), então sabia que esse formato funcionava.”

Quadro de paisagem verde exibe cenário de árvores com homem vestido de branco no centro, em uma espécie de parque.
Parque Municipal (1942), óleo sobre madeira de Guignard: lances a partir de 450 000 reais. (Michael Rodrigues/Divulgação)

Após a pandemia, a dinâmica presencial voltou a ganhar força. “Como temos um segmento de venda direta, a maioria das obras não fica com a gente, mas com cada vendedor”, explica. “Se um cliente tiver interesse na peça, antes tínhamos que pedir para o vendedor trazê-la até a Blombô, que raramente tinha espaço livre.”

Agora os 142 lotes da próxima coleção terão paredes de sobra e poderão ser apreciados ao vivo na casa nova. “São criações importantes e inéditas no mercado, quase todas com nomes consagrados”, avalia. Para os visitantes que quiserem comprar (e não apenas ver), o leilão da vez acontece em 18 de setembro e terá peças com lances iniciais entre 1 200 e 500 000 reais.

Continua após a publicidade

Rua Gumercindo Saraiva, 86, Jardim Europa, 94512-0354. Exposição: de 12 a 18/9. Seg. a sex., 11h/17h. Sáb. e dom., 11h/16h. Grátis. blombo.com

Óleo sobre tela exibe mulher abraçada com homem negro. Ela veste vestido laranja e segura guarda-chuva roxo fechado. Ele veste roupa avermelhada.
A Protegida (1977), óleo sobre tela de Di Cavalcanti: lances a partir de 500 000 reais. (Michael Rodrigues/Divulgação)

Publicado em VEJA São Paulo de 8 de setembro de 2023, edição nº 2858

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Para curtir o melhor de São Paulo!
Receba VEJA e VEJA SP impressas e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.