Breitling inaugura exposição de relógios vintage em São Paulo
Marca suíça exibe modelos raros em mostra itinerante
Para celebrar 140 anos de trajetória, a Breitling inaugura em São Paulo uma exposição inédita com oito relógios vintage no Shopping Cidade Jardim.
Intitulada Time Capsule: The Breitling Heritage Exhibition, a mostra foi apresentada pela primeira vez em maio e vai percorrer um total de 55 países nas Américas, Europa, Ásia, Oriente Médio e Oceania até dezembro de 2024.
A exibição itinerante reúne alguns dos modelos mais significativos do passado da marca de luxo suíça, destacando peças de colecionadores brasileiros — relógios cedidos especialmente para a ocasião ou readquiridas pela Breitling para recompor o acervo histórico da marca.
A marca é responsável por ter lançado o cronógrafo moderno, criou o primeiro relógio para pilotos com uma régua de cálculo circular e enviou o primeiro relógio de pulso suíço ao espaço.
Modelos da exposição
Entre os itens que fazem parte da mostra estão criações da década de 1960 e ferramentas de atletas e aviadores:
Sprint (1967): um dos modelos de destaque, conhecido pelo “mostrador Zorro”. O design apresentava duas formas triangulares opostas que remetia à famosa máscara do lendário vigilante criado pelo norte-americano Johnston McCulley.
Chrono-Matic (1969): outro importante modelo deste período, o relógio representa um marco importante na história da relojoaria. Na corrida para criar o primeiro cronógrafo automático, a Breitling colaborou com outros relojoeiros líderes em um projeto ultrassecreto chamado “Projeto 99”.
Navitimer (1967): relógio originalmente introduzido para a Associação de Donos de Aeronaves e Pilotos (Aircraft Owners and Pilots Association – AOPA). Logo se tornou um favorito entre os pilotos durante a era de ouro da aviação civil. Era considerado ferramenta para guiar os aviadores em alguns de seus voos mais desafiadores.
Sprint (1972): Com a caixa de resina leve, esse relógio foi projetado para atletas. A escala de frequência cardíaca no bisel reflete a finalidade de ajudar os corredores a monitorarem suas frequências cardíacas durante o treinamento ou competições.
Football Referee (1973): peça única na exposição, este relógio foi um dos últimos modelos projetados por Willy Breitling, neto do fundador da marca. Ele foi criado especificamente para árbitros de futebol e apresentava um ponteiro de cronógrafo de minutos central “paddle” e um mostrador vermelho de 45 minutos para acompanhar o tempo de jogo decorrido. O indicador de atividade às 6 horas tornou fácil para os árbitros saberem se a cronometragem estava ativa, pausada ou desligada.
Navitimer Patrouille Suisse (1993): criado em homenagem ao esquadrão aéreo suíço. Este modelo é baseado no Old Navitimer de aço inoxidável e apresenta o logotipo do esquadrão no mostrador e no fundo da caixa. Limitado a apenas mil peças.
Itinerante
Aberta ao público, a exposição será aberta ao público de 17 a 30 de outubro, no primeiro andar do Shopping Cidade Jardim, com uma instalação que incluirá a boutique Breitling e uma pop-up logo em frente.
Shopping Cidade Jardim. Avenida Magalhães de Castro, 12 000 – Piso 1. A partir de 17/10. Segunda a sábado, 10h/22h. Domingo, 14h/20h. Grátis.
+ Banca na Lapa vira ponto de encontro vendendo ‘um pouco de tudo’