Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Imagem Blog

Terraço Paulistano

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre artistas, políticos, atletas, modelos, empresários e pessoas que são destaque na cidade. Por Humberto Abdo (humberto.abdo@abril.com.br).

Bispo de Jundiaí é escolhido para representar católicos LGBTQIAPN+

Dom Arnaldo vai acompanhar grupos católicos LGBTQIAPN+ e reforçar que acolhimento e comunhão caminhem juntos

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
29 nov 2025, 15h03
Dom Arnaldo Carvalheiro Neto
Dom Arnaldo Carvalheiro Neto (Diocése de Jundiaí/Reprodução)
Continua após publicidade

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) nomeou Dom Arnaldo Carvalheiro Neto como representante nacional para o acompanhamento de grupos católicos LGBTQIAPN+. As informações são do portal Metrópoles.

A indicação, feita em 17 de outubro e válida até 2028, formaliza um canal de diálogo entre a CNBB e a Rede Nacional de Grupos Católicos LGBTs, que atua há mais de 15 anos em diversas regiões do país.

O bispo de Jundiaí, de 58 anos, passa a ser o ponto de referência para o acompanhamento pastoral desses grupos, presentes em diferentes regiões do Brasil.

Diálogo e acompanhamento

O novo serviço atende a uma demanda da Rede Nacional de Grupos Católicos LGBTs, que busca um canal institucional capaz de assegurar comunhão, orientação e integração com as dioceses. Segundo Dom Arnaldo, qualquer grupo poderá buscar apoio para partilhar necessidades, pedir acompanhamento ou estabelecer diálogo com a igreja local.

Quem é o bispo

Formado em filosofia e teologia em instituições paulistas, o bispo também possui especializações em direção espiritual e capelania hospitalar, realizadas nos Estados Unidos e na Irlanda. Ordenado padre em 1997 e bispo em 2016, atuou em diversas paróquias do interior do estado antes de assumir a Diocese de Jundiaí.

Continua após a publicidade

Como será o trabalho

A indicação partiu da própria CNBB, após discernimento da presidência e das comissões envolvidas. A função não substitui a autoridade dos bispos das dioceses, mas busca apoiar a comunicação entre eles e os grupos católicos LGBTQIAPN+.

O objetivo é favorecer um caminho pastoral que una participação na vida litúrgica, ações de caridade e integração comunitária.

As atividades da pastoral LGBTQIAPN+ de Jundiaí, criada em 2021, ajudam a ilustrar o tipo de trabalho que deve ser ampliado nacionalmente.

Continua após a publicidade

Os encontros semanais incluem momentos de oração, escuta e formação doutrinária, além de estudos de documentos do magistério e reflexões sobre os desafios enfrentados por cada grupo.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do SP

A partir de 28,90/mês