Batman BR: empresário recruta “liga da justiça” para ajudar pacientes com câncer
Projeto nasceu quando Cristiano Zanetta passou a visitar hospitais como homem-morcego: 'Fiz isso clandestinamente por cinco anos'
Cristiano Zanetta, 43, comanda uma “liga da justiça” diferente da famosa equipe de heróis dos quadrinhos. Ele é responsável por recrutar voluntários que se vestem de super-heróis para visitar hospitais e dar apoio a pacientes de câncer com sintomas de depressão.
LEIA MAIS | A cegonha de Peruíbe: artesã faz sucesso vendendo bonecas hiper-realistas
A iniciativa começou quando ele próprio decidiu vestir uma armadura de 25 quilos e encarnar o Batman, há quinze anos. “No início, não me deixavam entrar, pois não entendiam o propósito. Cheguei a passar cinco anos fazendo isso escondido, seja subornando alguma freira ou pedindo ajuda a um dos guardas”, relembra, aos risos. “O que o Batman faz nessas horas? Quebra regras.”
A série de provações vividas na juventude — como o incêndio que tomou sua casa quando tinha 6 anos e os três cânceres enfrentados pelo pai — serviu de incentivo para o projeto.
“Hoje em dia dou palestras sobre liderança e faço menos aparições como homem-morcego, mas sou chamado para acompanhar casos de todos os tipos e conversar com crianças que precisam, por exemplo, passar por algum tratamento agressivo. Todo mundo tem traumas e é preciso usar isso de combustível.”
Para mais novidades e destaques paulistanos, siga Humberto Abdo no Instagram e no Twitter.
+Assine a Vejinha a partir de 12,90.
Publicado em VEJA São Paulo de 1º de junho de 2022, edição nº 2791