Artistas do Edifício Vera mudam de endereço e inauguram coletivo no Centro
Antigo prédio ocupado por mais de 50 ateliês vai passar por retrofit
Um seleto grupo de vinte artistas passa a ocupar, a partir de sexta (13), um novo endereço no centro da cidade. Formado por ex-integrantes do Edifício Vera, que abrigava na Rua Álvares Penteado ateliês em seus dez andares, o coletivo batizado de VERA 184 está de casa nova.
A residência artística foi criada por Cynthia Loeb, 57, que lança o projeto com dois parceiros, Eder Ribeiro e Maria Luiza Mazzetto. Pertencente à família da artista, o antigo prédio terá outro destino: vai passar por um retrofit e virar empreendimento residencial.
“Eu era minoria e fui voto vencido”, admite Cynthia. “Fiquei chateada, pois essa foi uma criação minha, quase um filho que deu certo. Mas fui à caça de outro lugar.”
Com as mudanças, o Vera já foi desocupado pelos mais de 55 locatários, e o grupo agora “renasce” menor, em outro prédio na mesma rua. “Alugamos três andares para começar do zero”, diz Cynthia.
Além dos antigos membros que toparam participar da nova empreitada, a artista também convidou nomes como Sheyla Ayo, de Guarulhos, e o cubano Alejandro Lloret.
Aberto ao público, o espaço terá exposições com as obras dos integrantes, além dos ateliês.
“Acho que assim furamos a bolha das galerias. Quem está conosco não costuma ter uma galeria que os represente”, diz a artista-chefe. A trajetória de Cynthia Loeb na arte surgiu há seis anos, após décadas de atuação jurídica e na mediação de conflitos. “Me sinto outra pessoa. A arte sempre foi um hobby, mas peguei gosto e fui crescendo, juntamente com o nosso coletivo.”
+ Conheça os bastidores do Natal em shoppings de São Paulo
Publicado em VEJA São Paulo de 13 de dezembro de 2024, edição nº 2923