Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês
Em Terapia Por Arnaldo Cheixas Terapeuta analítico-comportamental e mestre em Neurociências e Comportamento pela USP, Cheixas propõe usar a psicologia na abordagem de temas relevantes sobre a vida na metrópole.

Carta a quem passará o Dia dos Namorados solteiro

O que é o Dia dos Namorados? Ele é comemorado na maior parte dos países em 14 de fevereiro. A origem da data remonta ao século III, quando o sacerdote romano Valentim, desobedecendo à proibição do imperador Claudio II, celebrou casamentos clandestinos entre jovens casais para que não fugissem sem sacramentar a união. + Simpatias para encontrar […]

Por Carolina Giovanelli Atualizado em 26 fev 2017, 16h04 - Publicado em 9 jun 2015, 20h28

a-teoria-de-tudo-1

O que é o Dia dos Namorados? Ele é comemorado na maior parte dos países em 14 de fevereiro. A origem da data remonta ao século III, quando o sacerdote romano Valentim, desobedecendo à proibição do imperador Claudio II, celebrou casamentos clandestinos entre jovens casais para que não fugissem sem sacramentar a união.

+ Simpatias para encontrar seu par

A desobediência do sacerdote custou-lhe a vida (aparentemente no longínquo 14 de fevereiro do ano de 269 d.C.) e rendeu-lhe a santificação pela Igreja Católica bem como o título de mártir cristão, símbolo do amor como valor humano maior. Há outras versões sobre a origem da data mas esta é a mais aceita e difundida.

Assim, o “Valentine’s Day” é celebrado na maioria dos países no segundo mês do ano, ocasião em que os casais trocam principalmente cartões mas também presentes em jantares ou passeios românticos. Em alguns países, também é uma oportunidade para os filhos trocarem mensagens e presentes com seus pais.

Christmas-Gifts-for-Parents-2

Esta festividade não pegou no Brasil. Nunca houve uma tradição em celebrar o Dia dos Namorados por aqui até que, em 1949, a já extinta loja Clipper solicitou à agência Standard Propaganda que elaborasse uma campanha publicitária para alavancar as vendas em junho, o mês mais fraco para o comércio até então. Eis que o publicitário (e psicólogo! – vejam que não fugi completamente ao tema) João Dória, presidente da agência, propõe a criação de uma data no meio deste mês para que os namorados pudessem trocar presentes e, com isso, salvar a reputação junina da lanterna de volume de vendas.

Continua após a publicidade

+ Speed dating atrai solteiros em São Paulo

A campanha teve pleno apoio da Confederação do Comércio de São Paulo e a escolha do dia 12 foi pelo fato de ser véspera do dia de Santo Antônio, o já famoso português “santo casamenteiro”. A campanha publicitária, cujo slogan era “não é só com beijos que se prova o amor”, funcionou e desta vez a festividade pegou no Brasil, sendo forte para o comércio até o presente.

Levando em conta a história da data, minha dica para quem está solteiro é simplesmente para que esqueça esta comemoração. Além de sua origem comercial, o Dia dos Namorados remete a uma condição em que você pode estar ou não. É diferente do Dia das Mães ou do Dia dos Pais. Quem se torna mãe ou pai, nunca deixará de sê-lo. Já ser namorada ou namorado de alguém costuma ser uma condição transitória.

dia-do-solteiro-600x600

Então não é adequado depositar tanta expectativa e peso nesta data. Tem vários sites dando dezenas de dicas do que os solteiros podem fazer durante a comemoração romântica: visitar parentes, escrever para um amigo com quem não fala há muito tempo, ir ao cinema, pedalar etc. Se essas coisas fazem sentido pra você, você deve fazê-las ao longo do ano. Eu não darei dica nenhuma.

+ Baladas para paquerar e não passar o Dia dos Namorados sozinho

Mas, Arnaldo, existe gente que está se sentindo solitária por não estar namorando. Pois é… Também tem gente que perdeu pessoas queridas, tem gente que está doente, tem gente passando fome e tem gente que tem de se contentar com o futebol fraquinho que o Corinthians está jogando.

O sentimento de solidão não acontece apenas no dia 12 de junho. Se você está se sentindo só, esta é uma questão sobre a qual você deve refletir diariamente. O Dia dos Namorados não será a origem e muito menos a solução para o seu problema. O dia 13 vai chegar de qualquer maneira e o mundo seguirá girando, indiferente ao dia 12. Pegue carona e esteja pronto para quando chegar a sua vez. Aos casais, feliz Dia dos Namorados. Aos solteiros, pra frente é que se anda.

Continua após a publicidade

Publicidade