Teatro Alfredo Mesquita reabre com a promessa de alma nova
Na biografia “Alfredo Mesquita – Um Grã-Fino na Contramão”, lançada pela jornalista Marta Góes em 2007, o legado do fundador da Escola de Arte Dramática (EAD) é merecidamente exaltado. Em vários trechos, no entanto, a autora e seus entrevistados reclamam do quanto o paulistano Alfredo Mesquita (1907-1986) é pouco lembrado na cidade e uma das […]


Drica Moraes e Mariana Lima em “A Primeira Vista”, que poderá vista em 14 e 15 de julho (Foto: Nil Caniné)
Na biografia “Alfredo Mesquita – Um Grã-Fino na Contramão”, lançada pela jornalista Marta Góes em 2007, o legado do fundador da Escola de Arte Dramática (EAD) é merecidamente exaltado. Em vários trechos, no entanto, a autora e seus entrevistados reclamam do quanto o paulistano Alfredo Mesquita (1907-1986) é pouco lembrado na cidade e uma das raras homenagens recebidas foi um pequeno – e insignificante – teatro da prefeitura na Zona Norte.
Depois de uma reforma orçada em 4,5 milhões de reais, investidos na construção de uma nova caixa cênica, renovação da plateia, instalação de ar-condicionado e aprimoramento acústico, o Alfredo Mesquita reabre no dia 13 de julho na tentativa de fazer justiça ao seu patrono.
Localizada na Avenida Santos Dumont, 1.770, a sala até hoje chamou mais atenção por parecer um corpo estranho entre os milhares de carros que contornam a Praça Campo de Bagatelle, em Santana. Nessa nova etapa, a Secretária Municipal de Cultura promete uma programação interessante e majoritariamente inédita para atrair o público para o que de fato interessa. Afinal de que vale ter um teatro reformado e bonitinho se ninguém quiser ver o que acontece no seu palco.
A largada da programação é promissora. Uma mostra de repertório da Cia. dos Atores, dirigida por Enrique Diaz, com textos do dramaturgo canadense Daniel MacIvor ocupará o Teatro Alfredo Mesquita por quatro semanas. O imperdível “In on It”, que fez sucesso na Faap e no Eva Herz em 2010, ganha nova chance, e os inéditos por aqui “A Primeira Vista” e “Monster” poderão ter suas qualidades testadas. Todos com entrada franca. Os ingressos devem ser retirados uma hora antes de cada apresentação na bilheteria.
Prepare-se
“A Primeira Vista”, comédia dramática com Drica Moraes e Mariana Lima.
Dias 14 e 15/7. Sábado, 21h. Domingo, 18h.
“In on It”, drama com Enrique Diaz (substituindo Fernando Eiras) e Emílio de Mello.
De 20 a 29/7. Sexta e sábado, 21h. Domingo, 18h.
“Monster”, monólogo dirigido e protagonizado por Enrique Diaz.
De 3 a 5/8. Sexta e sábado, 21h. Domingo, 18h.