Espetáculo “O Vazio na Mala” bate cem apresentações
Peça mescla fatos históricos e ficção em trama sobre a fuga de uma família judia da Alemanha nazista para a China e, depois, para o Brasil

Após estrear em 2024 no Teatro do Sesi-SP, o espetáculo “O Vazio na Mala” chega ao Teatro Moise Safra celebrando cem apresentações. A peça, idealizada e protagonizada por Dinah Feldman, tem texto de Nanna de Castro e direção de Kiko Marques, e mescla fatos históricos e ficção em trama sobre a fuga de uma família judia da Alemanha nazista para a China e, depois, para o Brasil.
Inspirada no testemunho do primo da atriz e em uma mala de guerra hoje preservada no Museu Judaico, a peça mistura memória e ficção ao investigar os silêncios e traumas transmitidos entre gerações. No elenco, Noemi Marinho, Marcelo Varzea, Fábio Herford e Dinah constroem um delicado jogo entre lembrança e esquecimento.
Com cenário de Márcio Medina, figurinos de João Pimenta e trilha de Gregory Slivar, a montagem transforma o objeto-símbolo — a mala — em metáfora da dor e da resistência. Premiado pelo Bibi Ferreira, APCA e Cenym, o espetáculo reafirma o poder do teatro em ressignificar a memória coletiva (90min). 14 anos.
Teatro Moise Safra. Rua Professor Walter Lerner, 315, Barra Funda, ☎ 96892-4562. → Sex. e sáb., 20h (18/10 também 17h); Dom., 19h. Até 18/10. R$ 120,00. sympla.com.br.
Publicado em VEJA São Paulo de 10 de outubro de 2025, edição nº 2965