Novo teatro no Bixiga estreia com peça baseada em conto de Thomas Mann
A Vila Ouro Preto abre as portas no dia 7 de setembro, com espetáculo inédito e um café que mistura sabores mineiros e italianos - confira a programação

Se você está em busca de novidades na agenda cultural de São Paulo, marque na sua lista: o Bixiga, no bairro da Bela Vista, acaba de ganhar um novo espaço para as artes cênicas. É a Vila Ouro Preto, instalada em um charmoso sobrado histórico de 1924, que será inaugurado no domingo (7), às 18h, com a peça O Caminho do Cemitério Corria Sempre ao Lado da Estrada, dirigida por Celso Frateschi.
A montagem é uma encenação na íntegra do conto homônimo de 1901 do escritor Thomas Mann (1875-1955), um dos grandes nomes da literatura mundial, que em 2025 completa 150 anos de nascimento e 70 anos de morte. A história acompanha um homem solitário que visita os túmulos da esposa e dos filhos, quando seu caminho cruza com o de um jovem ciclista — um embate simbólico entre morte e vitalidade. A peça é estrelada por Maria Cristina Vilaça, idealizadora do espaço, e Plínio Soares, mantendo o texto original sem cortes ou adaptações.
Por que visitar a Vila Ouro Preto no Bixiga?
O espaço cultural Vila Ouro Preto é um novo ponto de encontro para quem ama teatro em São Paulo. Intimista, a sala de 60 m² tem capacidade para cinquenta pessoas e infraestrutura para apresentações, oficinas, ensaios e apresentações de música.
O local oferece também um café, com cardápio que mistura sabores mineiros (terra natal de Maria Cristina Vilaça) e as tradições italianas do Bixiga, com delícias como pão de queijo, cannoli e cafés feitos com grãos especiais.
Vila Ouro Preto. Rua Maria José, 189, Bixiga, Tel 98105-4049.