Miriam Mehler comemora 90 anos atuando em “Sob o Céu de Paris”
No Itaú Cultural, peça acompanha casal que mora no centro e tem a vida transformada após a construção do Minhocão

Dona de uma trajetória consistente no teatro — atuou em mais de setenta peças, participou de grupos como Oficina e Arena, além de ter criado, em 1969, o Teatro Paiol com o então marido, Perry Salles (1939-2009) —, no cinema e na TV, a atriz Miriam Mehler celebra seus 90 anos (no próximo dia 15) no lugar em que se sente mais à vontade: no palco.
Nesta quinta (4), ela estreia no Itaú Cultual “Sob o Céu de Paris”. Escrita por Gabriela Rabello e dirigida por Gabriel Fontes Paiva, a peça conta a história de um casal (vivido por ela e Walter Breda) que, nos anos 1950, ganha um apartamento nos arredores da Praça Marechal Deodoro, à época um endereço nobre da cidade.
A construção do Minhocão — inaugurado em 1971 na gestão do então prefeito Paulo Maluf — porém, transformou a paisagem e a vida ao redor. A degradação do entorno acompanha a trajetória íntima da família, modificada pelo tempo e pelo ambiente em que vive. Numa visita aos avós, a neta (Rosana Maris) questiona sobre incertezas acerca de sua história, o que resulta em importantes revelações. (75min). 14 anos.
Itaú Cultural. Avenida Paulista, 149, Qui. a sáb., 20h. Dom., 19h. Até 28/9. Grátis (ingressos pelo site itaucultural.org.br).
Publicado em VEJA São Paulo de 5 de setembro de 2025, edição nº2960.